A
Renfe adotou um novo modelo empresarial, no início de agosto, que se
consubstanciou na criação de quatro novas sociedades comerciais estatais: Renfe
Viajeros, Renfe Mercancias, Renfe Fabricación y Mantenimiento e Renfe Alquiler
de Material Ferroviario. Com o objetivo de assegurar a coordenação e a
repartição eficiente de recursos, a entidade pública empresarial Renfe
Operadora, detentora da totalidade do capital das quatro novas empresas, terá
como papel servir de matriz do grupo com funções corporativas e de serviços.
O
objetivo do plano de reorganização foi proporcionar à Renfe Operadora as
ferramentas para abordar e dinamizar o processo de liberalização e concorrência
do setor ferroviário, designadamente através da constituição de uma empresa
vocacionada para o aluguer de material circulante – comboios, locomotivas,
carruagens e vagões – que favoreça a concorrência competitiva no transporte de
passageiros e de mercadorias.
O
processo de constituição do novo modelo de participações da Renfe Operadora
incluiu a separação parcial da empresa que deu lugar às quatro novas sociedades
comerciais Renfe Viajeros, Renfe Mercancias e Renfe Fabricación y
Mantenimiento, que são sucessoras das anteriores áreas de negócio, e a fusão
por absorção entre a Renfe Mercancias (como sociedade absorvente) e a Irion,
Contren e Multi (como sociedades absorvidas que até agora desenvolviam as suas
atividades em diferentes mercados do setor logístico, e a constituição da Renfe
Alquiler de Material Ferroviario que é uma entidade totalmente nova.
No
âmbito desta reorganização, a Renfe Operadora terá como missão a definição da
política e estratégia de negócio do grupo e procurará uma gestão eficiente
centrada em funções corporativas. As novas sociedades comerciais, por sua vez,
contarão com os seus correspondentes órgãos de direção e gestão para definir a
sua estratégia e desenvolvimento da sua atividade produtiva em Espanha e no
estrangeiro.
A
Renfe Viajeros tem como objeto social a prestação de serviços de transportes,
quer de serviços comerciais – Alta Velocidade, Longo Curso (AVE, Alvia) como de
serviços públicos (suburbanos e médio curso), ao abrigo do Regulamento
1370/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho. Com o objetivo de identificar as
ajudas públicas recebidas pela compensação do deficit dos serviços declarados
de Obrigações de Serviço Público, a Renfe Viajeros terá uma contabilidade
analítica para cada tipo de serviço que deverá ser auditada anualmente.
A
Renfe Mercancias está vocacionada para a prestação de serviços de transporte
ferroviário de mercadorias e de operador logístico ferroviário com capacidade
para gerir ou participar em qualquer cadeia de logística integral, nacional ou
internacional. Por sua vez, a Renfe Fabricación y Mantenimiento tem como objeto
a prestação de serviços de fabrico, manutenção e transformação de material
circulante, a reparação de componentes ferroviários, serviços de consultadoria
de engenharia e gestão de instalações. A quarta empresa é a Renfe Alquiler de
Material Ferroviario que ficou com a maioria do parque circulante da Renfe
Operadora, uma frota constituída por 51 comboios de passageiros, incluindo 19
de Alta Velocidade (sete de bitola europeia, doze de geometria variável) e 32
comboios convencionais de bitola ibérica, duas composições Talgo, 37
locomotivas elétricas, 12 locomtivas diesel e 1.173 vagões de mercadorias. A
criação destas quatro empresas poderá facilitar uma eventual privatização de
algumas delas, designadamente da Renfe Mercancias.
Além
da separação da atividade da Renfe Operadora em quatro empresas, o Ministério
do Fomento espanhol também está a equacionar dividir o gestor de
infraestruturas ferroviárias Adif em duas entidades, uma para a rede de alta velocidade
e a outra para a rede convencional. Por Carlos Moura
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