quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Renfe dividiu atividade em quatro novas empresas

A Renfe adotou um novo modelo empresarial, no início de agosto, que se consubstanciou na criação de quatro novas sociedades comerciais estatais: Renfe Viajeros, Renfe Mercancias, Renfe Fabricación y Mantenimiento e Renfe Alquiler de Material Ferroviario. Com o objetivo de assegurar a coordenação e a repartição eficiente de recursos, a entidade pública empresarial Renfe Operadora, detentora da totalidade do capital das quatro novas empresas, terá como papel servir de matriz do grupo com funções corporativas e de serviços.

O objetivo do plano de reorganização foi proporcionar à Renfe Operadora as ferramentas para abordar e dinamizar o processo de liberalização e concorrência do setor ferroviário, designadamente através da constituição de uma empresa vocacionada para o aluguer de material circulante – comboios, locomotivas, carruagens e vagões – que favoreça a concorrência competitiva no transporte de passageiros e de mercadorias.

O processo de constituição do novo modelo de participações da Renfe Operadora incluiu a separação parcial da empresa que deu lugar às quatro novas sociedades comerciais Renfe Viajeros, Renfe Mercancias e Renfe Fabricación y Mantenimiento, que são sucessoras das anteriores áreas de negócio, e a fusão por absorção entre a Renfe Mercancias (como sociedade absorvente) e a Irion, Contren e Multi (como sociedades absorvidas que até agora desenvolviam as suas atividades em diferentes mercados do setor logístico, e a constituição da Renfe Alquiler de Material Ferroviario que é uma entidade totalmente nova.

No âmbito desta reorganização, a Renfe Operadora terá como missão a definição da política e estratégia de negócio do grupo e procurará uma gestão eficiente centrada em funções corporativas. As novas sociedades comerciais, por sua vez, contarão com os seus correspondentes órgãos de direção e gestão para definir a sua estratégia e desenvolvimento da sua atividade produtiva em Espanha e no estrangeiro.

A Renfe Viajeros tem como objeto social a prestação de serviços de transportes, quer de serviços comerciais – Alta Velocidade, Longo Curso (AVE, Alvia) como de serviços públicos (suburbanos e médio curso), ao abrigo do Regulamento 1370/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho. Com o objetivo de identificar as ajudas públicas recebidas pela compensação do deficit dos serviços declarados de Obrigações de Serviço Público, a Renfe Viajeros terá uma contabilidade analítica para cada tipo de serviço que deverá ser auditada anualmente.

A Renfe Mercancias está vocacionada para a prestação de serviços de transporte ferroviário de mercadorias e de operador logístico ferroviário com capacidade para gerir ou participar em qualquer cadeia de logística integral, nacional ou internacional. Por sua vez, a Renfe Fabricación y Mantenimiento tem como objeto a prestação de serviços de fabrico, manutenção e transformação de material circulante, a reparação de componentes ferroviários, serviços de consultadoria de engenharia e gestão de instalações. A quarta empresa é a Renfe Alquiler de Material Ferroviario que ficou com a maioria do parque circulante da Renfe Operadora, uma frota constituída por 51 comboios de passageiros, incluindo 19 de Alta Velocidade (sete de bitola europeia, doze de geometria variável) e 32 comboios convencionais de bitola ibérica, duas composições Talgo, 37 locomotivas elétricas, 12 locomtivas diesel e 1.173 vagões de mercadorias. A criação destas quatro empresas poderá facilitar uma eventual privatização de algumas delas, designadamente da Renfe Mercancias.

Além da separação da atividade da Renfe Operadora em quatro empresas, o Ministério do Fomento espanhol também está a equacionar dividir o gestor de infraestruturas ferroviárias Adif em duas entidades, uma para a rede de alta velocidade e a outra para a rede convencional. Por Carlos Moura 

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