Nos
camiões, a marca que mais unidades no ano passado matriculou foi a Renault
Trucks – 490 –, uma diminuição de 9,9 por cento face a 2011. Em segundo lugar
surgiu a MAN, com 275 unidades, tendo sido a única a registar um crescimento
nas vendas que foi de dez por cento. O apoio da MAN Finance ao financiamento
terá sido decisivo para este desempenho. Em terceiro lugar surge outra marca
alemã, Mercedes-Benz, que matriculou 268 unidades, menos 31,8 por cento do que
em 2011. A Volvo conseguiu assegurar a quarta posição, com 238 unidades, a
Iveco surge na quinta com 191 unidades e a Scania na sexta, com 170 unidades.
Quem ainda tem maiores razões de queixa de 2012 é a DAF, cujas matrículas
afundaram 74,7 por cento, para 82 unidades.
O
mercado de veículos comerciais ligeiros novos também bateu todos os recordes
pela negativa, com uma quebra de 54,2 por cento. A marca mais procurada neste
segmento também foi a Renault, que comercializou 2.599 unidades, valor que
constituiu uma diminuição de 58,5 por cento relativamente a 2011. O pódio é
ocupado pelas duas marcas do grupo PSA Peugeot Citroën: a Peugeot matriculou
2.558 unidades e Citroën 2.257 unidades, que correspondeu a uma quebra de 44,2
e 61,3 por cento, respetivamente. Nos lugares imediatos surgem a Volkswagen,
Fiat, Toyota, Opel, Mercedes-Benz, Ford e Mitsubishi.
Para
2013, as previsões apontam para valores de vendas em linha com 2012 ou mesmo
uma ligeira diminuição. Por Carlos Moura
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