Desenvolvido
ao abrigo de acordo estabelecido com os franceses da Renault, a partir do
conhecido Kangoo, o Mercedes-Benz Citan vai passar a ser o mais recente membro
da família de veículos comerciais da marca alemã. A apresentação ao público
está agendada para o próximo mês de setembro, no Salão de Hannover, e a chega
aos concessionários em outubro.
Mantendo
inalterada a estrutura do modelo que lhe serve de base, o Mercedes-Benz Citan
foi sujeito a um intenso trabalho de desenvolvimento, que demorou cerca de três
anos, com o objetivo de o identificar com a restante família de veículos
comerciais do construtor alemão.
Em
termos de imagem exterior, o Mercedes-Benz Citan possui uma identidade vincada,
designadamente na parte dianteira, que é dominada por uma grelha escura do
radiador com duas barras horizontais e a estrela de três pontas da marca ao
centro, os grupos óticos pronunciados e o “capot” em forma de V. A tomada de ar
com forma trapezoidal e o para-choques volumoso reforçam a imagem de robustez
do Citan. Atrás, os farolins são novas, assim como as portas que possuem um
desenho inspirado na traseira do Mercedes-Benz Sprinter.
O
habitáculo também foi sujeito a uma intervenção profunda por parte dos
engenheiros da Mercedes-Benz. O tablier é totalmente novo, tendo sido desenhado
em função do condutor, assim como o volante. Todos os comandos foram dispostos
na combinação típica dos veículos da marca: luzes, alavanca da caixa de
velocidades, rádio, ar condicionado. Os bancos também são específicos da
Mercedes-Benz. O equipamento de série inclui coluna da direção ajustável em
altura, fecho central de portas com comando espelhos exteriores reguláveis pelo
interior.
O
Mercedes-Benz Citan irá estar disponível em três versões de carroçaria – furgão
de mercadorias com paredes laterais em chapa, furgão de passageiros de cinco
lugares e misto de cinco lugares e divisória –, três comprimentos de carroçaria
(curta – 3,94 metros; normal – 4,32 metros; e longo – 4,71 metros). A variante
Mixto, de cinco lugares, será baseada na versão de chassis longo, terá duas
portas laterais deslizantes, assim como banco traseiro rebatível.
A
nível mecânico serão propostas três motorizações diesel 1.5 CDI, de origem
Renault, que oferecem níveis de potência entre 75 e 110 cv e um bloco a
gasolina de 114 cv. Todos os propulsores a gasóleo são de injeção direta e
possuem filtro de partículas. A transmissão pode ser assegurada por caixas de
cinco ou seis velocidades. Para facilitar o manuseamento, a alavanca
encontra-se na consola central. Para otimizar o consumo de combustível existe
um indicador no painel de instrumentos que auxilia o condutor a engrenar a
mudança mais aconselhável. A tração é dianteira. Dependendo do modelo, o peso
bruto pode chegar às 2,2 toneladas. Por Carlos Moura
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