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Iveco preparou a gama de camiões de longo curso para receber motores Euro 6, que se passará a designar de Stralis Hi-Way. Numa primeira fase serão comercializadas versões Euro 5 e EEV, mas com todas as alterações introduzidas novo modelo revisto, enquanto as variantes Euro 6 só poderão ser encomendadas no último trimestre de 2012, devendo as primeiras unidades ser entregues a clientes já em 2013. Os modelos vocacionados para transporte
nacional e distribuição pesada irão receber a denominação Hi-Road e Hi-Street,
respetivamente.
Exteriormente, o Iveco Stralis Hi-Way distingue-se da gama atual pela nova
grelha com acabamento escuro, defletores laterais redesenhados, luzes
superiores na cabina, grupos óticos dianteiros com luzes de circulação diurna,
“aileron” no para-choques dianteiro. O novo Stralis também dispõe um amplo
espaço por baixo do para-brisas que permite ao transportador inserir o nome da
sua companhia. As linhas da cabina também foram otimizadas para melhorar o
coeficiente de arrastamento aerodinâmico que permite reduzir o consumo de
combustível e o ruído na cabina. Para os veículos que operam principalmente em
autoestrada está disponível um “kit” aerodinâmico específico, que compreende um
defletor de teto ajustável e defletores laterais.
No
habitáculo, a revolução foi mais profunda. O tablier foi completamente
redesenhado, sendo mais envolvente, e recebeu novos materiais, mais agradáveis
ao toque e resistentes. Os comandos foram relocalizados em volta do tablier e
da consola central.
Em
termos de segurança, o Iveco Stralis Hi-Way está disponível com os sistemas EBS
(Sistema Eletrónico de Travagem) + Brake Assistant, AEBS (sistema avançado de
travagem de emergência, que alerta o motorista para a possibilidade de uma
colisão), ESP (programa eletrónico de estabilidade), Hill Holder (auxiliar de
arranque em subida), LDWS (sistema de aviso de saída de faixa de rodagem),
Driver Attention Suport (deteta movimentos anormais da coluna de direção e
sinais que revelem falta de atenção do motorista) e ACC (adaptive cruise
control).
Numa
primeira fase, a gama Stralis Hi-Way conta com motores Cursor da FPT
Industrial, de seis cilindros em linha, de oito, dez e treze litros, que
oferecem oito níveis de potência, dos 310 aos 560 cv, em especificação Euro 5
ou EEV, a que se juntam três variantes CNG, com motorizações dos 270 aos 330
cv. A partir do início do próximo ano, a gama Stralis Hi-Way vai estar
disponível com motores Euro 6, de nove, onze e litros litros da família Cursor,
que vão cumprir a legislação europeia graças à tecnologia HI-eSCR, que dispensa
a utilização do sistema EGR (recirculação dos gases de escape). Por Carlos Moura
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