A
Neoplan vai alargar a sua gama de autocarros com o novo modelo Jetliner, que se
destina a aplicações como transporte regular de passageiros aos dias de semana
e alugueres aos fins de semana ou feriados. A nova proposta, que basicamente consiste na resposta da marca alemã
detida pelo grupo MAN à gama MultiClass da Setra, estará disponível em duas versões: Jetiliner, com
comprimento de 12 metros, bagageira com 6,7 m3 e 53 lugares; Jetliner C, com
13, o metros, bagageira de 8,0 m3 e 57 lugares. Ambas as versões possuem dois
eixos, peso bruto de 18 toneladas, podendo ser equipadas com porta de folha
simples ou de duas folhas na traseira.
Em
termos de imagem, adota o conceito “Sharp Cut Design” introduzido nos modelos
de turismo da Neoplan, como o Starliner, Cityliner ou Skyliner, que se carateriza
pelas superfícies vidradas escurecidas e os remates do teto escuros que fazem
contraste com os elementos de design do veículo, como o pilar B avançado e as
aplicações cromadas. A parte dianteira do autocarro é dominada por um
para-brisas panorâmico que vai até ao teto, numa réplica da assinatura do
estilo de cockpit da Neoplan. Os grupos óticos reforçam a identidade de família
da marca, designadamente os faróis redondos. O Jetliner conta, de série, com
luzes de circulação diurna e faróis direcionais, enquanto os faróis bi-xenon
são opcionais.
No
capítulo mecânico, o novo autocarro da Neoplan vai estar disponível com motores
de seis cilindros em linha D20 da MAN, em níveis de potência de 360 e 400 cv,
em especificações Euro 5 e EEV, que são cumpridas apenas com a tecnologia EGR.
O veículo já está preparado para receber motores Euro 6, que só serão
comercializados mais tarde. A transmissão pode ser assegurada pela caixa manual
de seis velocidades, pela automática com conversor de binário EcoLife também de
seis relações ou pela automatizada MANTipMatic de 12 relações. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário