A Scania anunciou que irá começar a comercializar motores Euro 6 a partir de Maio, devendo começar a entregar os primeiros veículos da Série R ou Série G, equipados com esta tecnologia a partir de Setembro ou Outubro. Apesar da Mercedes-Benz ter sido o primeiro construtor a revelar um propulsor Euro 6, o fabricante sueco garante ser o primeiro a ter veículos prontos para começarem a ser comercializados. Os primeiros propulsores Scania Euro 6 tem como base o bloco de seis cilindros em linha de 13 litros, que oferecem níveis de potência de 440 e 480 cv, destinando-se a veículos de longo curso e também a outros tipos de aplicações, como a construção.
Para reduzir radicalmente as emissões, principalmente as partículas, os motores aliam uma série de soluções técnicas, como o sistema de injecção directa de combustível de alta pressão por rampa comum (common rail) Scania XPI, turbocompressor de geometria variável (VGT), EGR (recirculação dos gases de escape) e SCR (selecção catalítica selectiva) e filtro de partículas de fluxo total.
O tratamento posterior dos gases de escape é efectuado num silenciador integrado, que consiste numa unidade isolada, contendo um catalisador de oxidação e um filtro partículas de fluxo total, seguidos de dois catalisadores SCR paralelos e catalisadores com revestimento de amónio, Para uma precisão mais elevada e robustez, a Scania desenvolveu um novo sistema de doseamento do AdBlue, que é injectado num misturador patenteado pela marca, evaporando-se na ureia, antes de entrar nos dois catalisadores paralelos. O filtro de partículas integrado tem como função eliminar aqueles elementos particularmente nocivos para a saúde. O filtro necessita de ser limpo de dois em dois anos, tendo de ser retirado da unidade do silenciador.
Sem comentários:
Enviar um comentário