Grupo industrial chinês BYD - Build Your Dream pretende vender autocarros eléctricos no mercado português, admitindo também a possibilidade de montar um projecto destinado a produzir aquele tipo de veículos no nosso país. A hipótese foi avançada pelo director-geral sénior da BYD, Henry Li, ao semanário Expresso. “Creio que há a possibilidade de estudarmos formas de cooperação com unidades industriais portuguesas para fabricarmos autocarros no mercado português,” afirmou.
O responsável daquele grupo industrial chinês, que é um dos maiores produtores mundiais de baterias recarregáveis, referiu que a política promovida pelo Estado português incentiva a utilização de veículos eléctricos, tornando Portugal num dos países mais atractivos da Europa ao nível da rede de infra-estruturas para a mobilidade eléctrica.
A BYD desenvolveu um autocarro eléctrico denominado K9, que apresentou em Setembro de 2010, numa cerimónia que assinalou a assinatura de um contrato com a província chinesa de Hunan para o fornecimento de mil unidades deste modelo.
Com um comprimento de 12 metros e piso semi-rebaixado (low entry), o autocarro eléctrico K9 da BYD oferece uma autonomia de 250 quilómetros em circuito urbano e as suas baterias demoram cerca de seis horas a carregar em modo normal ou cerca de 30 minutos com carregadores rápidos. Uma das suas características inovadoras consiste num conjunto de painéis solares montados no tecto que também fornecem energia às baterias. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário