A rede municipal de carregamento de veículos eléctricos de Lisboa será constituída por 687 pontos que estarão espalhados pela cidade, devendo estar todos em funcionamento até ao Verão. Nesta fase, todos os pontos serão de carregamento normal. Com esta iniciativa, Lisboa vai passar a ser uma das cidades europeias com uma das maiores redes de pontos de carregamento públicos, que permitem um acesso universal, independentemente da entidade que comercializa a energia.
Em termos de cobertura geográfica, o plano de localização prevê a distribuição de acordo com um modelo numérico de decisão baseado num conjunto de critérios considerados fundamentais, como a oferta de estacionamento “on” e “off-street”, índices de procura, residentes, entre outros. As zonas da cidade onde predominam os serviços serão aquelas que receberão um maior número de postos de carregamento. e de serviços, que são também aquelas geridas pela EMEL, onde estarão em funcionamento cerca de 300 pontos.
Com esta medida, inserida no Plano de Mobilidade Eléctrica, a autarquia está a criar condições para contribuir para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, o aumento da eficiência na utilização da energia e a electrificação do transporte urbano, segundo afirmou o vereador José Sá Fernandes, na apresentação da rede municipal de mobilidade eléctrica da capital. O vereador adiantou que a capital portuguesa é uma das cidades europeias que participam no projecto europeu EVUE – Electric Vehicles in Urban Europe, que tem como objectivo explorar, partilhar e implementar ideias sobre como as cidades podem desenvolver estratégias integradas e sustentáveis para aumentar a utilização de veículos eléctricos. Por Carlos Moura
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