quinta-feira, 3 de março de 2011

Caetano aposta em autocarro eléctrico para aeroportos e serviços urbanos

O primeiro autocarro eléctrico de nova geração da CaetanoBus, Caetano 2500 EL, já saiu da linha de montagem da fábrica de Vila Nova de Gaia. O modelo foi concebido, desenvolvido e produzido pela CaetanoBus, em estreita parceria com a Efacec e o INEGI.Construído com carroçaria em alumínio, o Caetano 2500EL assenta em chassis com piso rebaixado e possui motorização à frente, enquanto as baterias foram montadas nas paredes laterais para facilitar o acesso pelo exterior.

A primeira unidade apresenta uma largura de 2,55 metros e um comprimento exterior de 12 metros.

Graças ao princípio de construção modular também estarão disponíveis outras variações. O autocarro oferece uma capacidade para 50 a 60 passageiros. A motorização é assegurada por um motor magnético síncrono de 150 kWh que alimenta as baterias de iões de lítio que têm uma capacidade de 150 kWh. A transmissão conta com duas velocidades de controlo automático. O tempo de carga desde vazio situa-se entre as 16 horas, em
modo normal trifásico (10 kW), e as quatro horas, em modo rápido trifásico (62,5 kW). A autonomia será de aproximadamente cem quilómetros.

Na primeira fase, o Caetano 2500EL terá um custo aproximado de 500 mil euros, valor que poderá baixar com a produção em escala e o aumento da incorporação nacional, bem como a possibilidade de recorrer a baterias produzidas em Portugal, na fábrica da Renault-Nissan, em Cacia. A produção terá início no terceiro trimestre de 2011. As primeiras duas unidades irão participar em testes de estrada em Portugal e na Alemanha. Vila Nova de Gaia será a primeira cidade nacional a receber este veículo para um teste de três meses que será efectuado em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário