Bilbau passou a ser a primeira cidade da Península Ibérica onde circulam autocarros urbanos de dois andares. A empresa concessionária do transporte público daquela cidade, Veolia Transporte, introduziu dois veículos carroçados pela Ayats a partir do modelo “Bravo I R” e assentes em chassis de três eixos. Os autocarros possuem uma carroçaria com 13,5 metros de comprimento, uma altura de 4,20 metros, e três portas de folha dupla. Ambos estão equipados com um motor de 360 cv e tecnologia EGR, compatível com um nível de emissões Euro 5 - EEV. Com vista a assegurar o máximo conforto dos passageiros durante todo o ano, os novos veículos estão dotados de sistemas de ar condicionado e aquecimento em ambos os pisos. O investimento ascendeu a aproximadamente 700 mil euros.
Para adequar os veículos às necessidades dos passageiros garantindo ao mesmo tempo a sua máxima segurança e conforto, especialmente no piso superior, a Veolia Transporte, em coordenação com o Ayuntamiento de Bilbao, exigiu um determinado número de adaptações ao conceito original do veículo, começando pelas suas dimensões. Para poder alcançar os
Os dois novos autocarros dos transportes urbanos de Bilbau – Bilbobus – podem transportar 124 passageiros, dos quais 59 correspondem aos lugares sentados do piso superior, no qual não está autorizado viajar de pé. A capacidade restante (65 lugares) corresponde aos 17 lugares sentados disponíveis no piso inferior, aos quais se acrescenta um número máximo de 46 passageiros viajando de pé e dois espaços para cadeiras de rodas.
A Veolia Transporte gere em Bilbao uma frota de 153 autocarros. Para além destes dois veículos de dois pisos, está prevista a entrada em serviço de 8 novos autocarros durante o ano de 2011 no serviço de transporte urbano da cidade. A Veolia Transporte Espanha é a filial espanhola da Veolia Transport, a divisão do grupo francês Veolia Environnement dedicada à operação de serviços de transporte público rodoviário e ferroviário de passageiros. Actualmente, a Veolia Transporte Espanha tem a seu cargo a operação e gestão do Transporte Urbano de Bilbao (Bilbobus) e do Metro Ligeiro de Barcelona (Trambaix e Trambesòs).
Sem comentários:
Enviar um comentário