Estreado mundialmente no Salão de Veículos Comerciais de Hannover, no passado mês de Setembro, o Ecostralis da Iveco já passou a estar disponível no mercado português. O modelo incorpora diversas optimizações ao nível das motorizações, aerodinâmica e sistemas electrónicos, que permitem reduzir o consumo de combustível, tornando-o numa proposta mais eficiente e ambientalmente sustentável.
A nova gama de motores disponível no Ecostralis cumpre as normas ambientais EEV. Numa primeira fase é proposto o bloco Cursor 10, com motorizações dos 420 aos 460 cv, a que se juntará, num futuro próximo, o Cursor 13 de 500 cv.
O Ecostralis conta com um Sistema Electrónico de Travagem (EBS), solução que adapta a acção da travagem de acordo com o peso do veículo em movimento (incluindo o peso do reboque ou do semi-reboque). A informação gerada pelo EBS é depois utilizada pelo sistema ECO (operado por chave), permitindo a optimização da performance do veículo em função do peso total do veículo. Deste modo, o consumo de combustível é minimizado durante a aceleração, sem que afecte a capacidade global do veículo em termos de velocidade.
Das especificações do Ecostralis faz parte a transmissão Eurotronic, coadjuvada com o comando ECO, que ajusta a sequência lógica das mudanças engrenadas, permitindo-se apenas o modo automático, que adapta as passagens de caixa de acordo com o critério de poupança de combustível, permitindo ao modelo tornar-se ainda mais económico.
Em opção, a marca italiana propõe outras soluções que ajudam a diminuir a factura do combustível, caso dos pneus de baixa resistência 315/70R22,5, complementados pelo Sistema de Monitorização de Pressão de Pneus (TPMS), assim como os ‘spoilers’ frontais e os deflectores laterais que melhoram a aerodinâmica; e ainda o sistema de telemática “Blue&Me Fleet”, desenvolvido pela Fiat/Microsoft.
A Iveco Portugal afirma que a assistência técnica e de serviço da marca permite ao novo Ecostralis tornar-se num produto ainda mais eficiente em termos de custos, uma vez que, na eventualidade de um problema técnico, que – no limite – imobilize o veículo, a própria tecnologia “Blue&Me Fleet” comunica directamente com a Rede Iveco, sem ser necessária qualquer intervenção humana, diminuindo significativamente o tempo perdido e, com isso, os custos. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário