quarta-feira, 15 de setembro de 2010

VDL divulga primeiras imagens do novo Futura

A VDL Bus & Coach divulgou as primeiras imagens da nova geração do autocarro de turismo Futura, que irá passar a ser construído com base numa carroçaria autoportante (integral). Com piso elevado, o novo modelo será proposto, numa primeira fase, em versões de dois eixos com um comprimento de 12,9 metros e três eixos com 13,9 metros.

Com um peso excepcionalmente reduzido, um acabamento aerodinâmico e uma mecânica de origem DAF, o novo Futura pretende assumir-se como uma referência em termos de consumo de combustível e emissões. A VDL Bus & Coach refere que utilizou apenas tecnologias provadas neste modelo, caso da transmissão automatizada AS-Tronic, o sistema electrónico de travagem (EBS) está equipado com um assistente de travagem de travagem e um programa electrónico de estabilidade.

Os engenheiros da VDL Bus & Coach também deram uma atenção especial ao conforto do passageiro. A suspensão dianteira dispõe de um sistema pneumático controlado electronicamente, oferecendo um conforto semelhante ao de um ligeiro de passageiros. Um aspecto pouco habitual neste segmento é o piso totalmente plano. O novo Futura recebe uma nova geração de bancos, que podem ser adaptados aos desejos individuais de cada cliente. O sistema de climatização proporciona uma temperatura agradável em todas as condições climatéricas.

Em termos de estilo exterior, o novo Futura apresenta uma frente aerodinâmica, dominada ao centro pelo logótipo da VDL e na lateral pelos grupos ópticos em forma de seta. As linhas horizontais das paredes laterais dividem claramente as superfícies da carroçaria em segmentos funcionais para o salão dos passageiros, o espaço para a bagagem e o compartimento do motor. Cuidado especial recebeu também a secção traseira que apresenta uma forma característica para reduzir a área de baixa pressão atrás do autocarro.

Em termos mecânicos estarão disponíveis motores de seis cilindros em linha de origem DAF. As versões de dois eixos recebem os motores Euro 5 ou EEV das famílias PR e MX, que oferecem níveis de potência dos 361 aos 410 cv. A motorização mais elevada, 460 cv, está reservada para as variantes de três eixos. Por Carlos Moura

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