A MAN desenvolveu um protótipo de camião com um design futurista, o Concept S, com linhas aerodinâmicas que permitem uma redução até 25 por cento no consumo de combustível e nas emissões de dióxido de carbono. As linhas foram ajustadas rigorosamente em túnel de vento de forma a se alcançar um coeficiente de resistência aerodinâmica semelhante ao de um automóvel ligeiro de passageiros.
O construtor de Munique reivindica que graça apenas à sua forma aerodinâmica, o MAN Concept S – com um semi-reboque devidamente modificado – consome menos 25 por cento de combustível do que um conjunto convencional constituído por tractor e semi-reboque com peso bruto de 40 toneladas. Isto é o equivalente a uma redução de 25 por cento nas emissões de dióxido de carbono.Com o seu Concept S, a MAN pretende dar a sua contribuição para a discussão actual relativa às restrições legais no comprimento que se aplicam aos camiões na Europa.
Para concretizar o potencial de eficiência demonstrado pelo Concept S, os tractores e semi-reboques terão de ser mais longos para disponibilizarem o mesmo espaço interior e volume de carga. Para este efeito, a MAN diz que não serão necessárias alterações nas infra-estruturas rodoviárias. Pouco entusiasmados com este projecto deverão ficar os “lobbies” anti-rodoviários na Europa, designadamente em Bruxelas e Estrasburgo. As objecções e críticas deverão ser semelhantes às levantadas para os chamados "mega-camiões" de 60 toneladas de peso bruto e comprimento total de 25,25 metros. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário