Partilhando a mesma plataforma do FM, que se destina a aplicações como Distribuição Pesada, o novo camião de construção da Volvo Trucks, o FMX, distingue-se por uma maior distância ao solo, pela grelha superior específica inspirada na série FH, o pára-choques de aço dividido em três peças e com cantos em aço, placa anti-derrapante e barra de protecção inferior e grupos ópticos com faróis individuais. Outras características consistem no gancho de reboque localizado no centro do pára-choques, nos degraus anti-derrapantes e na escada. Os depósitos de combustível foram elevados para permitir uma maior distância ao solo.
No desenvolvimento do FMX, a Volvo Trucks contou com a cooperação da empresa irmã, Volvo Construction Equipment, com o objectivo de fornecer ao cliente um veículo mais robusto e adaptado às suas necessidades.
Ao nível mecânico, vai ser proposto com motores de 11 litros, em níveis de potência de 330 a 450 cv, e de 13 litros, em níveis de potência de 380 a 500 cv. A transmissão pode ser assegurada pela caixa de velocidades automatizada I-Shift, que foi revista para aplicações específicas em estaleiro, permitindo sair de quase todas as situações. Além disso, o sensor de carga envia uma informação precisa acerca do peso da carga à caixa de velocidades com o objectivo de assegurar uma sequência optimizada de engrenamento de mudanças e arranques mais suaves. Caso seja necessário iniciar marcha numa subida, as versões com discos de travões vêm equipadas com o prático sistema de auxílio de arranque em subida. A travagem auxiliar está a cargo do sistema Volvo Engine Brake Plus, que garante uma potência de 375 KW às 2.300 rpm.
O Volvo FMX vai estar disponível em três novos níveis de acabamento: bancos e painéis das portas em vinil, bancos em tecido e painéis das portas em vinil ou bancos e painéis das portas em veludo. Os bancos em couro são opcionais.
O novo Volvo FMX vai estar disponível a partir do próximo mês de Setembro. Por Carlos Moura
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