O projecto português de Alta Velocidade corre o risco de se limitar a uma linha nova em bitola europeia entre o Poceirão e o Caia, junto à fronteira de Elvas, após a recente decisão do Ministério do Fomento espanhol ter adiado por tempo indeterminado um troço da linha entre Madrid e Badajoz.
A crise económica obrigou o Governo espanhol a rever o plano de investimentos em projectos de obras públicas, que passa por uma redução de 6,4 milhões até 2011, obrigando a uma análise de todas as obras. Algumas serão repensadas e outras definitivamente abandonadas.
Apesar da garantia dada pelo ministro do Fomento espanhol, José Blanco, ao seu congénere do lado de cá da fronteira, António Mendonça, o certo é que foi adiada a abertura de propostas económicas do projecto de construção da plataforma da Linha de Alta Velocidade Madrid - Extremadura, Navalmoral de la Mata – Cáceres, entre a barragem de Alcântara e Garrovilas, numa extensão de 6,3 quilómetros.
Do lado português adjudicou-se à pressa a construção do troço entre o Poceirão e o Caia, deixando-se para uma segunda fase o lançamento do concurso entre Lisboa e Poceirão, que inclui a polémica Terceira Travessia do Tejo.
De qualquer das maneiras, quer o Governo português quer o espanhol continuam a afirmar que a obra estará concluída nos prazos previstos, isto é, em 2013. Atendendo às dificuldades de financiamento e à pressão dos mercados internacionais, será que alguém ainda acredita? Por Carlos Moura
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