quarta-feira, 21 de abril de 2010

Scania relança guerra das potências com R730


O título de camião mais potente do mercado voltou a mudar de mãos com a apresentação pela Scania do novo motor V8 que desenvolve uma potência máxima de 730 cv. Este é mais um desenvolvimento numa escalada de aumento de potências, iniciado pela MAN quando lançou o motor V8 de 680 cv no modelo TGX, superando o anterior recorde detido pela Volvo no FH16 640. O fabricante de Gotemburgo respondeu com a nova motorização de 700 cv que passou a estar disponível no Volvo FH. Agora foi a vez da Scania reclamar este título para o novo R730 V8.

Além de ter a satisfação de “roubar” ao seu concorrente de Gotemburgo o prestigiante título de “Camião Mais Potente do Mercado”, a marca de Sodertälje aproveitou para criar uma nova plataforma de motores que já incorpora alguma da tecnologia necessária para cumprir os limites da futura norma Euro 6.

Ao contrário da Volvo, que opta por uma arquitectura de seis cilindros em linha no seu bloco de 16 litros, a Scania aposta numa arquitectura de oito cilindros em V, uma solução que, segundo a marca sueca, é mais compacta e permite um menor desgaste do propulsor. O novo V8 tem uma cilindrada de 16,4 litros em vez dos 15,6 litros da gama actual. A explicação reside na utilização dos mesmos cilindros dos motores em linha de cinco e seis cilindros, que têm um diâmetro ligeiramente maior. Como é habitual na política de plataforma modular da Scania, muitas das peças e componentes do novo V8 são idênticos aos utilizados nos propulsores em linha. Os limites da norma actual Euro 5 e da EEV (de aplicação voluntária) são cumpridos através do sistema de injecção directa “common rail” XPI e pela redução catalítica selectiva dos gases de escape (SCR).

Em conjunto com o lançamento do novo motor topo de gama, toda a gama de camiões V8 da Scania passa a contar com uma identidade única que reflecte a imagem de exclusividade que estes veículos gozam no mercado, quer junto dos motoristas quer junto das empresas de transportes.

Além da motorização de 730 cv, a gama V8 inclui ainda as versões de 500, 560 e 620 cv, estas últimas três dotadas do motor actual de 15,6 litros. A produção da nova gama com a imagem renovada V8 terá início no próximo mês de Setembro. O R730 V8 será, sem dúvidas, uma das grandes estrelas do Salão de Veículos Comerciais de Hannover (IAA 2010), que se realiza de 23 de Setembro a 10 de Outubro. Por Carlos Moura

3 comentários:

  1. (lucas) sou mecÂnico do posto caxias do sul e tambem trabalhamos com scania apartir do 111 so não eletronicos mas serviços de cambio e diferencial
    auto peças caxias do sul cândido sales Bahia!!!

    ResponderEliminar
  2. sou caninhoneiro sol louco por caminhao este caminhao e tudo dibao parabens para todos projetista e os ingenheiros

    ResponderEliminar
  3. muitu legal???
    em setembro que ela chega no Brasil??é?
    e o valor quanto chega a custa?

    ResponderEliminar