A Empresa Municipal de Transportes (EMT) de Madrid decidiu abandonar para sempre a aquisição de autocarros equipados com motores diesel, a partir do próximo concurso de renovação de frota previsto para 2012/2013. Afastada está também a hipótese de adjudicação de autocarros híbridos diesel. A decisão foi tomada pelo Ayuntamiento de Madrid e anunciada por Pedro Calvo, Delegado de Segurança e Mobilidade da autarquia madrilena e presidente da EMT.
A terceira maior empresa de transporte público da Europa adoptou esta medida devido ao nível demasiado elevado de emissões de óxido de azoto que saem dos tubos de escape dos autocarros com motores diesel. “Se os fabricantes não forem capazes de oferecer uma tecnologia diferente da diesel nos motores dos autocarros, então não compraremos esses veículos”, avisou Pedro Calvo.
No último concurso público de aquisição de autocarros, 80 por cento dos veículos adjudicados pela EMT de Madrid estavam equipados com motores a gás natural (GNC). Apenas os veículos articulados e com dimensões diferentes das habituais possuem motor diesel. Para o concurso de 2012/2013, Pedro Calvo advertiu que os autocarros articulados não poderão ter motores diesel, “nem sequer na modalidade diesel”. Em sua opinião, os “fabricantes têm de ser capazes de num curto espaço de tempo fazer uma aposta em veículos híbridos utilizando outros combustíveis que não o gasóleo. A EMT de Madrid, recorde-se, já tem ao seu serviço cinco autocarros com motor a etanol. Se a moda pega, os construtores terão de rever os seus investimentos nas tecnologias de motores e apostar em combustíveis alternativos, como de resto já o estão a fazer. As petrolíferas é que terão menos motivos de satisfação e lá terão de acelerar os seus programas de pesquisa e desenvolvimento de combustíveis alternativos. Por Carlos Moura
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