sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Transdev tem serviço de car-sharing no Porto


A Transdev lançou o serviço de car-sharing Citizenn na cidade do Porto que permite o aluguer de automóveis à hora. A operação arranca com dez estações localizadas em zonas de interface com transportes públicos e uma frota de 20 viaturas -- 15 Smart Fortwo e cinco Mercedes-Benz Classe A160 – que até final do ano irá ser reforçada com mais 20 veículos. A introdução deste serviço insere-se na estratégia da Transdev de «trazer para o mercado soluções inovadoras», afirma Jorge Azevedo, director de inovação da Transdev Portugal. «O car-sharing» é uma solução que já existe há alguns anos que agora trouxemos para Portugal», explica.

«A equipa nacional tem a competência para desenvolver esse serviço e a nossa casa-mãe escolheu Portugal como primeiro país para implementar uma solução concebida pela empresa de “car-sharing” de Paris que a Transdev comprou em 2008». O responsável refere que houve algum esforço técnico para se partilhar os meios informáticos, designadamente a plataforma e o servidor, que permitem a disponibilização do serviço. «A nossa estratégia consiste em utilizar toda a experiência adquirida em Portugal para desenvolver este conceito fora das nossas fronteiras», adianta Jorge Azevedo.

O serviço Citizenn permite o aluguer de automóveis à hora, com tarifas que já incluem gasolina, manutenção e seguros. A adesão pode ser efectuada através da Internet, no endereço www.citizenn.com, ou por telefone. As reservas são aceites até cinco minutos antes do momento de utilização da viatura. O utilizador paga em função do tempo e do número de quilómetros percorridos.

Para beneficiar do serviço, o interessado tem de aderir, sendo-lhe depois enviado um cartão magnético que permite aceder ao veículo, após marcação. O tarifário varia em função do veículo pretendido, do tempo e do horário existindo dois escalões (das 08h00 às 22h00 e das 22h00 às 08h00), bem como do número de quilómetros percorridos (até 100 quilómetros e mais de 100 quilómetros). Para já facturação é efectuada mensalmente através de débito bancário. Para uma segunda fase, principalmente para utilizadores ocasionais, está a ser estudada um mecanismo de pré-carregamento que permitirá a utilização até esgotar o saldo. Também está a ser equacionada a possibilidade de utilização do cartão Andante.

O serviço Citizenn destina-se essencialmente a todos aqueles que necessitam de realizar deslocações pontuais, nomeadamente pequenas e médias empresas que tenham viaturas de serviço, grandes empresas que pretendam reduzir a actual frota de serviço ou que procuram uma alternativa para as deslocações dos seus colaboradores, adultos com carta de condução ou famílias que necessitam de uma alternativa de transporte e que não querem/podem adquirir viaturas novas. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário