sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Mercedes apresentou Vito Eléctrico a ministros da UE


A Mercedes-Benz deu a conhecer o protótipo de um veículo comercial ligeiro eléctrico alimentado por baterias baseado no comercial ligeiro Vito aos ministros da Indústria dos 27 países da União Europeia que se reuniram num Conselho Informal em San Sebastián. Convocado pela presidência espanhola da UE teve na agenda o arranque de um grande projecto europeu destinado a promover a mobilidade eléctrica.

Baseado no Mercedes-Benz Vito vem equipado com baterias de iões de lítio que oferece uma capacidade de 32 kWh e uma autonomia de aproximadamente 130 km. O motor eléctrico desenvolve uma potência de pico de 90 kW, mas a velocidade máxima está limitada electronicamente a 80 km/h. Em termos de equipamento de segurança, o Vito Eléctrico dispõe de ESP de série, que inclui ABS e ASR. Segundo a marca alemã, a capacidade de carga é idêntica à de um Vito convencional movido a motor diesel, isto é, cerca de 900 quilómetros. A cadeia cinemática foi desenhada para funcionar exclusivamente com energia fornecida pelas baterias, não existindo qualquer motor de combustão interna.

A montagem do equipamento eléctrico é efectuada directamente na linha de produção da fábrica de Vitória, no País Basco (Espanha). Aquela unidade já está preparada para os desafios associados à produção de mais uma variante do modelo. Durante o ano de 2010, mais de 100 furgões Mercedes-Benz Vito serão entregues a 20 clientes, principalmente operadores de frotas e instituições públicas que desejem fazer transportes de mercadorias em zonas ambientalmente sensíveis. Numa segunda fase está prevista a produção de mais 200 unidades do Vito Eléctrico. Por Carlos Moura

Sem comentários:

Enviar um comentário