quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Nova Volkswagen Transporter chegou a Portugal


A rede de distribuição da Volkswagen Veículos Comerciais já iniciou a comercialização da renovada Transporter. Em termos estéticos adopta o design da actual geração de modelos da marca alemã, designadamente os faróis de maiores dimensões – mais rasgados e na continuação das lâminas horizontais da grelha – e um pára-choques mais integrado no design global do veículo. O capot mais inclinado contribui para uma aerodinâmica mais eficiente. Os retrovisores são mais aerodinâmicos e incorporam as antenas de rádio ou GPS.

A gama é proposta em duas distâncias entre-eixos (curta e longa), nas configurações furgão de mercadorias, kombi de passageiros, chassis-cabina simples e dupla, de dois a seis lugares. As versões fechadas estão disponíveis em três alturas de tecto.

A Transporter recebe novos motores de quatro cilindros, dotados de tecnologia “common-rail” de injecção directa TDI, com uma cilindrada de 2,0 litros (1.998 cc). Montado transversalmente está disponíveis em quatro níveis de potência: 84, 102, 140 e 180 cv. Até à versão de 140 cv, um turbocompressor de geometria variável assegura toda a potência necessária, enquanto o motor de 180 cv é bi-turbo. Os consumos médios anunciados situam-se entre os 7,2 l/100 km com a motorização de 84 cv e os 7,5 l/100 km na de 180 cv. A marca anuncia uma diminuição de 0,9 l/100 km relativamente à versão anterior. Pela primeira vez está disponível na gama Transporter uma caixa automatizada de sete velocidades de dupla embraiagem, DSG, em combinação com as motorizações de 140 e 180 cv.

A versão furgão viu reforçada a capacidade de carga que agora pode chegar aos 1.058 kg. A versão curta de tecto normal oferece um volume útil de carga de 5,8 m3, valor que aumenta para os 6,7 m3 na de tecto médio (mais 27,6 cm de altura) ou os 7,8 m3 na versão longa. O tecto alto está exclusivamente disponível na versão longa, garantindo um volume útil de 9,3 m3.

A nova Transporter é comercializada em três níveis de equipamento – Entry, Extra, Extra AC –, e duas séries limitadas – City e Sportline. Todos os furgões e kombis recebem airbag duplo, ESP (programa electrónico de estabilidade), auto-rádio com leitor de CD e MP3, direcção assistida, indicador multifunções, vidros coloridos, volante regulável em altura e profundidade. Pela primeira vez na gama estão disponíveis opcionais como o Side Assist (que detecta veículos no ângulo morto traseiro quando se liga o pisca graças a um radar), faróis de curva, monitorização da pressão dos pneus, Rear Assist (câmara de marcha atrás disponível em todas as versões com sistema de navegação) ou “Coming Home”, que ilumina a área em redor do veículo parqueado quando anoitece.

A nova Volkswagen Transporter é comercializada a partir de 18.145 euros, acrescido de IVA e despesas de preparação e entrega. Por Carlos Moura

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