terça-feira, 23 de dezembro de 2014

A última oportunidade

Recentemente, as empresas portuguesas ficaram a conhecer um pouco melhor as regras de funcionamento do Programa 2020 e os apoios comunitários que estarão em vigor entre 2014 e 2020.
É, provavelmente, o último pacote financeiro, de vinte e cinco mil milhões de euros, que Portugal receberá e possibilitará às empresas nacionais a apresentação de projetos que lhes tragam mais competitividade e alavanquem estratégias de internacionalização. Nos quatro eixos prioritários - competitividade e internacionalização, capital humano, inclusão social e emprego, sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos - muitas são as áreas onde os transportes terão a oportunidade de implementar estratégias que lhes tragam maior sustentabilidade, robustez e capacidade de desenvolver o seu negócio.
No entanto, a história recente mostra que a utilização e recurso aos fundos europeus pelo setor dos transportes, em particular ao QREN, ficou muito longe de ser considerada um sucesso. Bem antes pelo contrário.
O caso do setor dos transportes rodoviários de mercadorias é um bom exemplo do enorme e rotundo falhanço evidenciado pelas 67 candidaturas apresentadas, num universo de mais de sete mil empresas.
Algo correu mal. Muito mal, mesmo! Porque terá falhado o programa? Quais as razões da fraca adesão? Certamente existirão um sem número de razões e fatores que contribuíram para tão fraco desempenho. Certamente que as exigências dos requisitos necessários, a complexidade dos processos de candidaturas ou a enorme falta de divulgação e informação simples, correta e eficaz, terão contribuído para o seu insucesso. Mas a culpa não fica apenas por aqui. A distração, a falta de estratégia e a descapitalização que muitas empresas apresentam, aliadas à fraca cultura empresarial ou de visão a longo prazo, terão contribuído para a indiferença do setor perante esta oportunidade.
A fraca competitividade que os transportes ainda apresentam, poderá ter como razão os fatores que levam o tecido empresarial deste setor a não aderir às oportunidades que lhe são colocadas. Habituados a sustentar o negócio apenas na quantidade de quilómetros realizados, no número de movimentos de mercadorias efetuados ou apenas na gestão de uma qualquer concessão ganha, descuram, de forma militante, a criação de valor acrescentado nos serviços que prestam, por forma a conquistarem mais competências e com isso maior capacidade de concorrer e conquistar outros mercados.
Competitividade, criação de valor e novos mercados são as palavras de ordem que hoje definem o caminho do sucesso e do crescimento.

Todos estão rodeados de oportunidades. Mas estas apenas existem quando são vistas. E apenas serão vistas se as procurarmos.”
Edward Bono

Por José Monteiro Limão
Editorial TR 141

Sem comentários:

Enviar um comentário