segunda-feira, 30 de junho de 2014

Suécia autoriza testes de camiões com comprimento de 31,5 metros

A Agência de Transportes da Suécia autorizou a Scania Transport Laboratory operar camiões articulados com um comprimento total de 31,5 metros – uma combinação que inclui dois semirreboques com completos – no trajeto entre Södertälje e Helsingborg. Esta solução permite uma redução no consumo de combustível e das emissões de dióxido de carbono até 30 por cento em relação à utilização de dois conjuntos tradicionais constituídos por trator e semirreobque, que têm um comprimento máximo de 18,75 metros.  
Nos últimos seis anos, a Scania Transport Laboratory tem vindo a conduzir testes na estrada e em condições reais de operação, transportando mercadoria da Scania entre as suas unidades de produção em Södertälje, na Suécia, e Zwolle, na Holanda. A experiência demonstrou uma redução para metade nas emissões de dióxido de carbono por tonelada / quilómetro entre 2008 e 2012, graças a motoristas com formação adequada, veículos otimizados e uma baixa
velocidade média. Outro passo foi agora dado para demonstrar que os veículos pesados têm potencial para reduzir dramaticamente as emissões de dióxido de carbono para 20 gramas por cada tonelada / quilómetro.  
Atualmente, a legislação europeia limita o comprimento máximo de um semirreboque a 16,5 metros, exeto em países como a Suécia e a Finlândia. Para uma combinação trator e semirreboque, o comprimento máximo permitido é de 18,75 metros na maioria dos países europeus, sendo de 25,25 metros na Suécia e na Finlândia.

A Agência de Transportes da Suécia concedeu a autorização para a utilização de conjuntos rodoviários com 31,5 metros de comprimento, após a realização de testes que asseguram que aquele tipo de veículo não apresenta qualquer risco, designadamente em manobras evasivas de emergência. “O nosso serviço de longo curso não irá causar quaiquer alterações na fluidez de tráfego e conseguiremos manter com facilidade a velocidade legal máxima de 80 km/h”, assegura o diretor executivo do Scania Transport Laboratory, Anders Gustavsson.Por Carlos Moura 

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