Cinco anos após o lançamento e com mais de 200.000 unidades vendidas em todo o mundo, a Scania decidiu renovar a sua Série R, quer a nível externo como interno. Apesar das linhas ainda não estarem desactualizadas, a marca sueca respondeu às sugestões de melhorias por parte de motoristas e transportadores, nomeadamente no interior da cabina.
Entretanto, a Scania também aproveitou para efectuar alterações nas linhas externas da cabina, com o objectivo de melhorar o aspecto visual, a aerodinâmica e a refrigeração do motor, deixando este modelo já preparado para receber motores Euro 6.
Exteriormente, a nova Série R conta com linhas horizontais mais pronunciadas e um nova linha vertical desde a janela até ao pára-choques, acentuando o estilo e reforçando a identidade Scania, que também é realçada por um logótipo da marca ligeiramente maior. O design do pára-choques combina-se com a força do estilo frontal e está preparado para receber o sistema de controlo adaptativo da velocidade de cruzeiro (ACC). Os tractores dispõem de saias laterais mais longas, pintadas na cor da carroçaria, que se harmonizam com o estilo frontal mais pronunciado e as linhas dos degraus de acesso. O design exterior oferece um maior espaço entre as barras e umas tomadas de ar maiores, o que permite melhorar a capacidade de refrigeração.
A Scania afirma que a nova forma aerodinâmica melhora o consumo de combustível em aproximadamente 0,6 por cento em comparação com as saias laterais actuais. As novas saias laterais foram concebidas para a instalação de depósitos de combustível maiores, cuja capacidade pode agora chegar até aos 1.500 litros de gasóleo num tractor 4x2, equipado com motor com tecnologia EGR ou SCR. Como consequência, a localização das baterias do veículo foi alterada, passando para a traseira.
Se as alterações exteriores podem passar despercebidas aos menos atentos, as modificações no habitáculo foram bem mais profundas, tendo sido introduzidos novos materiais de forma a reforçar o posicionamento “premium” dos modelos da marca sueca.
O posto de condução foi melhorado para reforçar aspectos como segurança, conforto, arrumação. O painel de instrumentos tem um novo design, sendo mais suave ao toque, mas resistente e fácil de limpar. A zona de descanso, por sua vez, conta com uma nova cama extensível, que permite ajustar a sua largura, entre 73 e 90 centímetros, apesar de manter o colchão de molas individuais.
A nova Série R recebe uma nova versão da caixa de velocidades automatizada que, pela primeira vez, está disponível com e sem pedal de embraiagem. O sistema foi alterado a nível de "software" de forma a possibilitar passagens mais rápidas e suaves, que inclui o sistema “Hill Hold” na versão totalmente automatizada.
A Série R disponibiliza ainda o sistema “Scania Driver Support”, que tem como função ajudar o motorista a melhorar o seu estilo de condução, ajudando-o a manter as técnicas adquiridas durante o programa de formação “Scania Driver Training”. O sistema analisa continuamente os dados do veículo oriundos dos sensores, monitorizando a prestação do condutor e disponibiliza conselhos ao motorista em aspectos como segurança e economia de combustível. Por Carlos Moura
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