A popular gama de veículos comerciais Transporter, cuja génese remonta ao célebre “Pão de Forma” vai receber novos motores de injecção directa por “common rail” que permitem cumprir a norma Euro 5. A Volkswagen Veículos Comerciais vai substituir os blocos diesel de cinco cilindros de 2,5 litros por unidades de quatro cilindros de 1,9 litros de cilindros (1.968 cc), recuperando para esta gama algum do “espírito” 1.9 TDI que deu fama e proveito às marcas de Wolfsburg (Volkswagen) e Inglostadt (Audi) nos ligeiros de passageiros. Com a diminuição na cilindrada, a Volkswagen Veículos Comerciais conseguiu mais facilmente obter uma redução no consumo de combustível, que pode chegar até aos 1,9 litros por cada cem quilómetros percorridos, bem como nas emissões de dióxido de carbono em aproximadamente 52 g/km. Os novos motores serão propostos em quatro níveis de potência: 84, 102, 140 ou 180 cv. Todos terão turbocompressor, que na motorização de 140 cv será de geometria variável, enquanto na de 180 cv estarão presentes dois turbos.A Transporter Euro 5 estreia uma caixa automatizada de dupla embraiagem DSG de sete velocidades (opção). Disponível também estará uma versão de tracção integral denominada 4Motion. O equipamento de segurança foi reforçado com a introdução de um sistema de auxílio de arranque em subidas (hill-start), enquanto o ESP foi melhorado. O interior recebeu novos equipamentos, sistemas de rádio e navegação, além de um volante revisto. Em termos estilísticos, a Transporter T5 Euro 5 é facilmente reconhecível devido às alterações estéticas aplicadas na parte frontal, nomeadamente a grelha e os grupos ópticos. A comercialização deverá ter início no último trimestre do ano. Por Carlos Moura
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
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