O relatório do Grupo de Trabalho para as Infraestruturas de
Elevado Valor Acrescentado (GT-IEVA) defende a introdução de megacamiões em
Portugal e a aplicação generalizada a todas as indústrias e fileiras do Decreto-lei
nº 133/2010 de 22 de dezembro, que permite a circulação de veículos de cinco
eixos ou mais com peso bruto de 60 toneladas, desde que tenham origem ou
destino num porto nacional.
Aquela legislação é aplicável aos veículos a motor-reboque
que efetuem exclusivamente transporte de material lenhoso, nomeadamente toros
de madeira, aparas de madeira e similares, papel, pasta de pael e produtos
cerâmicos, em carga não contentorizada, ou contentorizada em dois contentores
ISO de 20’ ou um contentor ISO de 40’. O GT-IEVA recomenda o alargamento generalizado
daquele decreto-lei a todas as indústrias e fileiras, salientando que tal
deverá ser acompanhado de uma definição com Espanha e França que assegure a
uniformização do tratamento legislativo e técnico. O Grupo de Trabalho defende
ainda que o Governo deve dar prioridade aos corredores associados à exportação,
às ligações a portos e a plataformas logísticas com acessos a autoestradas.
Para permitir o aumento generalizado das cargas nesses corredores deve ser
efetuada uma avaliação das exigências da infraestrutura e a definição do modelo
de financiamento, caso se verifique a necessidade de proceder a reforços
prévios dos pavimentos e para suportar o aumento dos custos de obras e
manutenção.
O
GT-IEVA defende ainda que seria importante garantir que a Proposta de Diretiva
do Parlamento Europeu e do Conselho, que altera a Diretiva 95/53/CE do
Conselho, de 25 de julho de 1996, permita a circulação de megacamiões ou
gigaliners, com peso bruto até 60 toneladas e comprimento máximo até 25,25
metros, nos corredores internacionais, não ficando limitados a transportes
transfronteiriços, ou na sua impossibilidade a negociação imediata de acordos
bilaterais. O GT-IEVA considera que esta recomendação não infraestrutural deve
ser iniciada de imediato e em paralelo com a discussão europeia que decorre
sobre a medida. Por Carlos Moura
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