segunda-feira, 13 de maio de 2013

Bruxelas vai 'mexer' nas dimensões e pesos dos camiões


A Comissão Europeia quer alterar a legislação relativa às dimensões e pesos brutos dos veículos comerciais pesados de mercadorias que permitam a redução do consumo de combustível entre sete a dez por cento, a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e a melhoria da segurança dos utentes vulneráveis da via pública.

A Comissão Europeia acolheu algumas das propostas dos fabricantes europeus de camiões e vai propor alterações à Diretiva 96/53/CE de 1996, que fixam as especificações aplicáveis aos camiões.
As novas disposições irão permitir a construção de cabinas com forma arredondada e a utilização de defletores aerodinâmicos na retaguarda do reboque. Aquelas medidas irão melhorar o aerodinamismo dos veículos, possibilitando uma redução de aproximadamente cinco mil euros por ano em custo de combustível por veículo típico de longo curso que percorra 100 mil quilómetros. Segundo a Comissão Europeia, aquele valor representa uma diminuição de sete a dez por cento das emissões com gases de efeito de estufa, isto é, 7,8 toneladas de dióxido de carbono para o mesmo veículo que percorra os mesmos 100 mil quilómetros.
Simultaneamente, o campo de visão do condutor será melhorado, o que contribuirá para salvar, todos os anos, a vida de 300 a 500 utentes vulneráveis, como os peões ou os ciclistas. De acordo com Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia e responsável pelos Transportes, “como um tijolo tem a forma menos aerodinâmica que se possa imaginar, é necessário melhorar a configuração dos camiões que circulam nas nossas estradas. Estas modificações tornarão o transporte rodoviário menos poluente e mais seguro. Permitirão também reduzir os custos de combustível dos transportadores e dar aos construtores europeus uma vantagem substancial na conceção do camião do futuro, um camião mais ecológico, para o mercado mundial.”
Além disso, a proposta da Comissão Europeia autoriza um peso adicional especificamente para facilitar a utilização de baterias mais pesadas, necessárias para os sistemas de tração alternativos (híbridos, elétricos), pelos camiões — principalmente em meio urbano — e pelos autocarros. A capacidade de carga dos camiões, porém, permanecerá inalterada.
A Comissão Europeia também irá propor a redução das formalidades administrativas para promover o transporte intermodal, facilitando o transporte de contentores de 45 pés nos vários modos (marítimo, rodoviário e ferroviário).
Antes de entrar em vigor, a proposta terá de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelos Estados-Membros. Segundo a Comissão Europeia, os novos camiões mais eficientes aerodinamicamente poderão começar a ser introduzidos no mercado entre 2018 e 2020. Por Carlos Moura

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