O Volvo FH16 destronou o Scania R730 V8 como o camião de estrada mais potente do mercado, com a introdução da nova motorização que desenvolve 750 cv e um binário de 3.550 Nm.
Assentando na mesma tecnologia que o atual motor diesel de 16 litros com 700 cv da Volvo Trucks – seis cilindros em linha com árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro e injetores unitários, a nova motorização foi otimizada para uma potência e binário mais elevados, mantendo-se inalterado o consumo de combustível. O motor de 750 cv está disponível em duas versões, uma em conformidade com a norma Euro 5 e outra EEV (Veículo Ecológico Avançado), com emissões de partículas ainda mais reduzidas.
O novo motor de 750 cv produz 2.800 Nm de binário às 900 rpm, após o que a curva de binário sobe de forma acentuada e alcança o seu pico de 3550 Nm às 1.050 rpm, mantendo-se estável até às 1.400 rpm. Consegue-se assim manter uma velocidade elevada até nas subidas mais difíceis.
A caixa de velocidades I-Shift da Volvo é equipamento de série em conjunto com este motor, tendo sido adaptada para lidar com o elevado binário do motor. A gama de eixos traseiros inclui eixos para pesos brutos de conjunto que, em determinadas condições, poderão chegar às 250 toneladas. Para operações de longo curso, o eixo simples RSS1360, introduzido recentemente, é uma alternativa eficiente em termos de combustível.
O Volvo FH16 750 destina-se a trabalhos de transporte pesados e a operações que exigem uma velocidade média elevada em terrenos inclinados ou muito inclinados.
A produção dos primeiros camiões Volvo FH16 para o mercado europeu com a potência mais elevada começará no início de 2012. Para além da versão de 750 cv, o motor de 16 litros da Volvo está disponível com potências de 540, 600 e 700 cv.
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