quarta-feira, 1 de junho de 2011

Primeiros camiões Scania Euro 6 já rolam

A Scania tornou-se no primeiro construtor a disponibilizar uma gama de camiões equipados com motores Euro 6. A tecnologia vai ser introduzida inicialmente na Série R e na Série G, nos níveis de potência de 440 e 480 cv.

À primeira vista poucas diferenças existem entre um veículo da Série R ou da Série G da Scania equipado com motor Euro 5 ou Euro 6, exceto as decorações específicas na parte superior da cabina e no semi-reboque. Um olhar mais atento ao chassis, porém, identifica uma caixa em alumínio, onde se localiza o silenciador integrado que contém o catalisador de oxidação e um filtro de partículas, assim como um depósito em plástico escuro com tampa azul, reservado ao aditivo AdBlue.

A tecnologia Euro 6 da Scania implica a utilização de um motor diesel “common rail”, sistema de injeção de combustível por pressão extra-elevada (Scania XPI), turbocompressor de geometria variável (VGT), sistema de recirculação dos gases de escape (Scania EGR), sistema de redução catalítica seletiva (SCR) e filtro de partículas de fluxo total.

Numa primeira fase, a tecnologia Euro 6 irá estar disponível, a partir do segundo semestre, no motor de seis cilindros em linha de 13 litros, nos níveis de potência de 440 e 480 cv, na Série R e na Série G, para todos os tipos de aplicações, incluindo transporte de mercadorias perigosas (ADR), nas configurações trator 4x2, 6x2 e 6x4 e nos chassis de carga rígidos 4x2, 6x2, 8x2, 6x4 e 8x4. As configurações multi-eixos, 8x2 e 8x4, serão introduzidas ao longo do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário