Realizou-se entre os dias 11 a 14 de Junho mais uma edição do curso Gloss – Global Operations of Shortsea Shipping, a bordo de um navio da Grimaldi Lines, entre os portos de Barcelona e Civitavecchia (Roma) e dirigido ao mercado português.
Organizado pela Escola Europeia de Short Sea Shipping, esta edição teve como objetivo dar a conhecer o conceito de co modalidade, como ferramenta de melhoria na gestão do transporte, e oferecer formação e informação aos agentes envolvidos na gestão de cadeias logísticas, em que as Auto Estradas do Mar se apresentem como uma alternativa rentável por serviço, custo e tempo.
Num modelo interessante de sessões informativas, palestras temáticas e workshops de trabalho em equipa, os cerca de 35 participantes, divididos em grupos, tiveram a oportunidade de encontrar soluções e modelos de transportes assim como calcular custos e riscos na utilização do Short Sea Shipping e das Auto Estradas do Mar, percecionando assim as poupanças ao nível dos custos e facilidade da operação visto haver total ausência de processos burocráticos ou outros.
Contando com os patrocínios do porto de Barcelona, Grimaldi Lines, porto de Civitavecchia e a colaboração do European Shortsea Network, Short Sea TMCD – Portugal, IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P., Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e CP Carga, o curso contou ainda com a Transportes em Revista como Media Partner.
Esta edição abordou ainda temas como a logística marítima e as Auto Estradas do Mar, contratação, operacional, documental e gestão de riscos no transporte multimodal, política ambiental da União Europeia no transporte, custos comparativos: composição e quantificação e E-maritime.
Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à operação de embarque e desembarque de camiões completos e reboques, assim como o seu estacionamento dentro do navio, além de visitas à ponte de comando, casa das máquinas e visitas aos portos de Barcelona e Civitavecchia.
A Transportes em Revista teve oportunidade de contatar alguns motoristas de operadores rodoviários portugueses, habituais utilizadores deste serviço, onde pode constatar o enorme agrado e satisfação por esta solução de transporte. Segundo Alberto Martins, um dos motoristas, “esta solução é a melhor, pois é mais barata, mais rápida e o tempo passado no navio é relaxante, proporcionando o convívio”. Segundo ele, “a alternativa por estrada, que fiz diversas vezes, representa um forte adicional de custos, trabalho, risco e desgaste para os camiões”. Já António Marques valorizou o facto de este transporte não ter qualquer processo burocrático associado. “Chegamos ao cais, entramos e estacionamos o camião e já está. O resto é repouso e convívio com outros motoristas. Quando chegamos ao destino é pegar no camião e fazer à estrada,” referiu com satisfação.
Vale a pena ainda referir que com esta quinta edição do curso Gloss, a Escola Europeia de Short Sea Shipping já formou cerca de 300 profissionais portugueses de áreas como a logística, transitários, operadores de transporte, administrações públicas e privadas, assim como responsáveis pela logística de empresas importadoras e exportadoras.
Como nota final de referir a total ausência de operadores rodoviários, nesta edição do curso, o que para os constrangimentos que o sector atravessa e para a necessidade permanente de redução de custos operacionais é, no mínimo, surpreendente. Por José Monteiro Limão
Sem comentários:
Enviar um comentário