Primeiro foi uma versão convencional de aspecto desportivo – Transit Sportvan – equipada com um kit exterior específico, que inclui pára-choques exclusivos, saias laterais, grelha na cor da carroçaria, duas faixas no capot, jantes de liga leve de 18 polegadas, dupla saída de escape; agora é uma versão de competição a sério deste modelo para animar um troféu monomarca de velocidade desenvolvido entre a Ford Lusitana e o preparador Q&F.
Denominada “Ford Transit Trophy”, a competição vai ter um calendário constituído por seis provas: Circuito de Vila Real (19 e 20 de Junho); Portimão WTCC (3 e 4 de Julho); Circuito de Braga (24 e 25 de Julho); Rampa do Caramulo (3 a 5 de Setembro); Circuito do Estoril (2 e 3 de Outubro). O local e data de realização da sexta prova serão divulgados mais tarde. As provas serão disputadas em corridas tipo “sprint” com 15 voltas e um tempo aproximado de 30 minutos – duas em cada um dos eventos previstos no calendário – por equipas de dois pilotos, dos quais apenas um poderá ter experiência em competição.
O veículo de competição foi desenvolvido a partir da versão Transit Van 260S 2.2 TDCi, a qual recebeu naturalmente algumas alterações, nomeadamente ao nível das suspensões e dos travões. Por sua vez, a A motorização original Duratorq TDCi passou de 140 para 180 cv e o binário aumentou de 350 Nm para 450 Nm. Por Carlos Moura
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