O operador de transportes colectivos da cidade alemã de Hamburgo recebeu as primeiras duas unidades do autocarro urbano híbrido da Mercedes-Benz, o Citaro G BlueTec Hybrid. Estes veículos articulados foram adquiridos pela empresa Hamburger Hochbahn para a realização de testes em condições reais de utilização.
O Mercedes-Benz Citaro G BlueTech Hybrid é o único autocarro híbrido que pode efectuar trajectos apenas com propulsão eléctrica, não recorrendo ao motor diesel. Para o efeito, o veículo dispõe de quatro motores eléctricos nos cubos das rodas para obter electricidade que carrega as maiores baterias de iões de lítio jamais empregues numa aplicação móvel. A electricidade é gerada durante a travagem em descidas, por exemplo. Caso seja necessário também pode ser fornecida por um gerador accionado por um motor diesel que é relativamente mais pequeno do que é habitual na gama Citaro, 4,8 litros em vez de 12 litros.
O aspecto exterior do Citaro G BlueTec Hybrid é idêntico ao da versão diesel convencional, com excepção do tecto mais elevado que alberga as baterias. O interior oferece uma lotação para 125 pessoas, incluindo 46 lugares sentados, cuja disposição é igual à de todos os outros autocarros operados pela Hamburger Hochbahn. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário