A CaetanoBus está a desenvolver um projecto de um autocarro totalmente eléctrico, que poderá ser comercializado sob as marcas Cobus e Caetano. O investimento ascende a quatro milhões de euros, estando previsto que os dois primeiros protótipos sejam sujeitos a testes em Setembro, em Portugal e na Alemanha. Em declarações à agência Lusa, José Ramos, presidente da CaetanoBus, adiantou que a empresa espera iniciar a produção no início de 2011 nas instalações de Vila Nova de Gaia.
Os autocarros serão propostos com comprimentos entre dez e 14 metros, oferecendo uma lotação entre 50 e 70 lugares. O motor eléctrico será alimentado por baterias de iões de lítio importadas da China, mas o objectivo é vir a integrar as baterias, que serão montadas em Portugal pela Efacec, que é a parceira da CaetanoBus neste projecto. A autonomia do veículo é de 100 a 150 quilómetros, o que permite fazer um turno completo sem carregar, para uma velocidade comercial entre 10 a 20 km/h. José Ramos adiantou que o autocarro eléctrico está vocacionado essencialmente para transporte urbano e para os aeroportos.
O projecto do autocarro eléctrico irá permitir à CaetanoBus estrear-se na produção de chassis de autocarros. “Queremos ter cada vez maior independência”, afirmou José Ramos, acrescentando que a experiência adquirida permitirá à empresa dominar todo o processo de produção em segmentos de nichos de mercado. O responsável referiu que a empresa irá investir em recursos humanos com experiência no desenvolvimento de chassis e fazer adaptações nas infra-estruturas de produção, uma vez que “não há ninguém em Portugal que faça chassis”. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário