Os veículos de trabalho também estão disponíveis com motorizações eléctricas. Uma das propostas, já disponíveis na rede da Iveco, é o Ecodaily Electric. O veículo é em tudo semelhante a um convencional, excepto no que se refere ao motor de combustão eléctrica e à caixa de velocidades, que foram substituídos por baterias de tracção, os carregadores das mesmas, um motor eléctrico e por um inversor de velocidade.
O Ecodaily Electric é proposto nas variantes ariantes chassis-cabina e furgão de mercadorias, em pesos brutos das 2,9 às 6,5 toneladas e em três distâncias entre-eixos – 3.000 mm (35S), 3.450 mm (35S e 50C) e 4.350 mm (50C). Dependendo do número de baterias de origem Zebra instaladas na versão chassis-cabina (duas, três ou quatro), a carga útil vai dos 1.215 quilogramas (35S, com três baterias e 3.450 mm de distância entre eixos) aos 2.640 quilogramas (50C, com três baterias e 3.450 mm de distância entre-eixos). Relativamente ao furgão com paredes laterais em chapa, nas versões 35S e 50C, estão disponíveis três distâncias entre-eixos (3.000 mm, 3.300 mm e 3.950 mm) que também podem receber entre duas a quatro baterias, oferecendo cargas úteis dos 810 aos 2.235 quilogramas.
As baterias utilizadas são fabricadas pela Zebra, com tecnologia baseada em sal e níquel (NaNi/CI2).Cada uma disponibiliza uma voltagem nominal de 278 V, sendo totalmente recarregável em oito horas, podendo, no entanto, receber recargas parciais. A via útil é superior a mil ciclos completos de carga e descarga.
Relativamente a um Ecodaily convencional, a principal diferença vai naturalmente para a ausência do motor de combustão interna e da caixa de velocidades, que foram substituídos pelas baterias de tracção, pelos carregadores da mesma, por um motor eléctrico e por um inversor de velocidade. A potência do propulsor é de 30kW contínuos (60 kW de pico) para os modelos 35S e de 40 kW contínuos (80 kW de pico para os 50C). Em função do número de baterias instaladas, a autonomia da versão 35S varia entre os 90 quilómetros (duas baterias) e os 120 quilómetros (três baterias), enquanto no 50C é de 100 quilómetros (três baterias) ou 130 quilómetros (quatro baterias). A velocidade máxima foi limitada electronicamente a 70 km/h com o objectivo de estabelecer o melhor compromisso entre capacidade de carga útil, autonomia e prestações.
No habitáculo destaque para um ecrã instalado na consola central que fornece todas as informações relevantes para o bom funcionamento do veículo, designadamente o estado de carga das baterias, voltagem do sistema, temperatura e anomalias no funcionamento do veículo.
Em termos dinâmicos, o Ecodaily Electric conduz-se como um veículo convencional equipado com caixa de velocidades automática, isto é, dispõe apenas de dois pedais (acelerador e travão) e uma alavanca com apenas três comandos (condução, neutro e marcha-atrás). Quando se liga a ignição, o ecrã instalado na consola central fornece todas a informações antes do condutor iniciar a marcha. O controlo do veículo é assegurado pelo inversor de tracção recorrendo a informações obtidas por sensores colocados nos pedais do acelerador e travão. O veículo dispõe igualmente de um sistema de recuperação de energia de travagem, que entra em funcionamento sempre que se desacelera ou se trava. A energia cinética é transformada em energia eléctrica pelo motor de tracção que neste caso funciona como alternador.
Em termos ambientais, a grande vantagem desta solução consiste em emissões zero. Por sua vez, o custo de investimento é três vezes superiores a uma versão idêntica equipada com uma motorização diesel. O ambiente tem preço e…elevado!
Tá tudo louco!!!
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