O consórcio “Via Porto” formado pelo Grupo Barraqueiro, Keolis, Mota-Engil e Arriva, ganhou o concurso para a subconcessão da operação e manutenção do Metro do Porto. O grupo Transdev perde aquela que era considerada como uma das suas “jóias da coroa” em termos de operação de metropolitanos ligeiros de superfície. O relatório preliminar do júri do concurso foi enviado aos dois concorrentes (consórcios liderados pela Barraqueiro e Transdev), referindo que “os atributos técnicos das duas propostas são semelhantes, sendo o preço o factor decisivo para o resultado do concurso”.
O consórcio do Grupo Barraqueiro apresentou uma proposta global de 35,834 milhões de euros, cerca de dois milhões abaixo da proposta entregue pelo consórcio da Transdev, que integra a Efacec e os operadores rodoviários Valpi Bus, Espírito Santo e Gondomarense. Aparentemente a decisão do júri terá sido unânime. O anúncio final do resultado do concurso deverá ser divulgado no início de Dezembro. Com esta decisão resta saber qual será o Plano B do Grupo Transdev para solidificar a sua presença no mercado nacional, uma vez que fica restringida à área rodoviária no Norte e Centro do país através da Holding Joalto-Transdev. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário