Com o início de nova legislatura, de novo Governo e de novo ciclo autárquico, o Portugal político prepara-se para, finalmente, voltar à governação da coisa pública.
Por parte do partido do poder ficou expresso, durante a campanha eleitoral e recentemente durante o debate do programa do Governo, a firme e inabalável vontade de dedicar grande parte do investimento público nas infra-estruturas de transportes. Se por aí não há especial novidade, curioso é reparar no peso que a área económica tem na nova equipa do MOPTC.
Nada de mais! Numa aparente evidência, a nova equipa terá como missão executar, sem muito ruído, o que o anterior Governo decidiu e o seu conhecimento nas áreas da economia serão valor acrescido para o “argumentário” dos debates que se adivinham, na Assembleia da República, aquando da discussão dos projectos ou dos processos legislativos inerentes à sua execução.
No entanto, ser responsável pela pasta dos transportes não é apenas preparar o futuro. É também e sobretudo tratar, e bem, do presente. E aí, aqueles que no dia a dia prestam e asseguram os serviços de transporte, os que vivem no País real onde os salários são pagos ao final do mês e os compromissos são para cumprir, estão expectantes quanto às medidas efectivas e reais que confiram mais condições para o crescimento da sua actividade.
Muitos são os temas que importa tratar de modo a tornar mais eficaz, económica e funcionalmente, o sector. Desde logo a clara definição de objectivos para as empresas públicas e sua recuperação económica, o reforço da autonomia e do papel das AMT’s, implementação da contratualização e criação de um mercado equitativo para todos agentes, apoio à renovação e migração de frotas para modos mais sustentáveis energética e ambientalmente, etc, etc...
Muitas são as matérias onde esta equipa poderá fazer a diferença e deixar uma marca indelével.
Mas isso só será possível se a vontade for real e a transparência genuína. Caso contrário, continuaremos como estivemos nos últimos anos e poderemos apregoar: Nova corrida, nova viagem! Por José Monteiro Limão
PS: De forma pública quero enviar os parabéns ao articulista residente da Transportes em Revista e amigo, Fernando Nunes da Silva, pela nomeação para vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Neste pesado fardo que agora tem a seu cargo desejo-lhe o maior dos sucessos, fazendo votos que consiga imprimir na cidade políticas que promovam e proporcionem uma mobilidade mais eficaz e mais sustentável.
Sem comentários:
Enviar um comentário