sexta-feira, 19 de junho de 2009

Cabina Globetrotter da Volvo assinala 30º aniversário



A Volvo Trucks está a comemorar o 30º aniversário da cabina Globetrotter, que actualmente equipa 90 por cento dos camiões novos da gama FH entregue pela marca sueca. Quando foi lançada, as estimativas apontavam para as vendas de algumas centenas de cabinas por ano, mas as previsões foram rapidamente ultrapassadas porque a Globetrotter veio responder a uma necessidade específica do transporte internacional de longo curso. Espaço e conforto para o motorista foram duas das inovações que vieram substituir as estruturas acessórias de plástico que deixavam muito a desejar em termos de segurança.

Na década de ’80, a Volvo iniciou o desenvolvimento da segunda geração da cabina Globetrotter, que foi projectada em torno do motorista. Como parte do projecto foi construído um protótipo que foi utilizado para avaliar as posições de condução dos motoristas, tendo sido exposto em várias exposições de camiões em todo o mundo.

Após 11 anos de investigação e desenvolvimento surgiu a nova cabina que foi lançada juntamente com a nova série de camiões Volvo FH, em 1993. A cabina Globetrotter tem sido alvo de constantes aperfeiçoamentos e actualizações desde então. Em 1996, a Volvo introduziu a Globetrotter XL, o primeiro camião com uma altura de 193 cm no interior da cabina. Em 2002, o espaço do condutor recebeu novos bancos e um novo painel de instrumentos, tendo sido introduzido um novo sistema de áudio e vídeo em 2008. Outras características foram introduzidas na mesma altura incluíndo uma cama rebatível que oferece uma variedade de posições e um banco de passageiro orientável, opcional.

Sem comentários:

Enviar um comentário