sábado, 23 de maio de 2009

Portugal e França candidatam-se a AE do Mar

O Governo português e francês apresentaram à Comissão Europeia três novos projectos de Auto-Estradas do Mar, ao abrigo do programa comunitário Marcopolo II. Os projectos em questão compreendem as ligações Marselha/Sines; Brest/Leixões e Rouen/Leixões, e foram o resultado do trabalho desenvolvido pelos dois governos ao longo do último ano. Os secretários de Estado dos Transportes dos dois países, pretendem que as três linhas possam ser incluídas no âmbito dos diferentes programas comunitários, de forma a “apoiar o arranque dos serviços e a sua rápida implementação, atendendo ao interesse desta acção no desenvolvimento sustentável do transporte internacional de mercadorias”. Ainda segundo a Secretaria de Estado dos Transportes “esta diligência responde integralmente à política de transferência modal, às preocupações ambientais e aos objectivos da política europeia de transportes, para a preservação do ambiente e para o descongestionamento dos grandes eixos rodoviários na Europa, através do transporte marítimo de curta distância e da co-modalidade”.

Recorde-se que, em 2005, a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, referiu que o projecto português de AEM iria “possibilitar uma transferência modal, entre 2008 e 2012, correspondente a 160 mil camiões de mercadorias”. Apesar dos esforços agora desenvolvidos, com a entrega desta proposta junto da CE e das negociações que estão a ser levadas a cabo junto do governo espanhol para a criação de uma AEM entre os dois países, prevê-se que as respectivas linhas estejam apenas a funcionar em pleno em meados de 2010, sendo que ficará bastante difícil atingir, em apenas dois anos, o objectivo inicial de conseguir uma transferência modal correspondente a 160 mil camiões. Por Pedro Pereira

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