Os operadores privados de mercadorias Comsa e Takargo já iniciaram as primeiras circulações de de comboios interoperáveis entre Espanha e Portugal. O serviço é apoiado pela Adif e a Refer, os gestores da infra-estrutura ferroviária dos dois países. O primeiro comboio saiu de Saragoça com destino a Lisboa, carregado com contentores de papel de uma fábrica situada em Burgo de Ebro. Trata-se do primeiro serviço realizado com uma automotora homologada em ambos os países. O novo serviço directo permitirá potenciar o transporte ibérico de mercadorias e constituirá um novo impulso à liberalização do transporte internacional de mercadorias por caminho-de-ferro. Trata-se do primeiro serviço directo e interoperável de transporte ferroviário de mercadorias sem necessidade de mudança de locomotiva na fronteira entre ambos os países. O primeiro comboio saiu de Saragoça na noite de 3 de Março e chegou a Lisboa na tarde do dia seguinte. A segunda circulação, em sentido inverso, terá lugar entre os dias 9 e 10 de Março. A operação é assegurada pelas empresas ferroviárias Comsa Rail Transport e Takargo Rail, envolvendo um percurso de 1.253 quilómetros. Numa primeira fase a tracção é assegurada por locomotivas diesel da série 335, modelo Euro 4000, da Comsa, que posteriormente irão alternar com as locomotivas gémeas da Takargo, denominadas em Portugal como série 6000, logo que tenham autorização da Adif para circular na sua rede. Com uma capacidade de carga de 1.150 toneladas, o transporte será efectuado semanalmente num percurso que passa por Saragoça – Guadalajara – Medina del Campo – Salamanca – Fuentes de Onoro – Vilar Formoso – Lisboa. Os contentores vão carregados nos dois sentidos, com bobinas de papel no sentido Espanha – Portugal e no sentido inverso com papel e cartão reciclado.
Por Carlos Moura
quinta-feira, 5 de março de 2009
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