sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Temas em destaque da TR 70

A edição número 70 da edição impressa da Transportes em Revista aborda, entre outros temas, a questão da futura estação central de alta velocidade de Lisboa. Há quem defenda a sua localização na Gare do Oriente ou no espaço que vai ser deixado livre nos terrenos actualmente ocupados pelo aeroporto de Lisboa. Mas, se em vez de uma estação central, existissem três? Essa é a opinião defendida por Mário Lopes, professor universitário do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico e membro da Direcção da ADFER. Para o autor do artigo, a solução em três estações – Chelas/Olaias, Entrecampos e Sete Rios – permitiria a entrada na capital pela Terceira Travessia do Tejo e ofereceria melhores ligações à rede do Metropolitano de Lisboa, pois com única mudança possibilitaria o acesso dos passageiros de longo curso, dos suburbanos e os oriundos do Novo Aeroporto de Lisboa, a qualquer linha do Metropolitano de Lisboa.

Outro tema em destaque é um caso de sucesso de mobilidade em cidades intermédias. Fomos a Vila Real saber como é que a Corgobus, a operar desde Dezembro de 2004, tem vindo a aumentar todos os anos o número de passageiros – uma raridade em Portugal, muitos o dirão. Em 2008, transportou cerca de um milhão de passageiros, um valor considerado bastante elevado para uma cidade do interior de média dimensão, com 50.000 habitantes.

Nas páginas da TR encontramos ainda um artigo sobre a sistemas públicos de bicicleta, uma solução que permite melhorar a mobilidade nos centros urbanos e o ambiente. Montreal, Lyon, Paris, Amesterdão, Barcelona, Berlim, Estocolmo, Roma, Munique, Praga são algumas cidades que têm vindo a promover a utilização de bicicletas partilhadas.

2 comentários: