A Deutsche Bahn (DB) colocou em operação os novos comboios
de alta velocidade ICE3, que foram construídos pela Siemens com base na
plataforma Velaro. Os novos comboios têm oito carruagens, tal como o seu
antecessor, mas oferecem mais lugares sentados: 444, incluindo 111 em primeira
classe. Caso seja necessário podem ser acoplados dois comboios, formando uma
unidade múltipla dupla, oferecendo uma capacidade total de 888 lugares. Externamente,
os novos ICE3 distinguem-se dos ICE2 na parte dianteira que foi redesenhada
enquanto a seção traseira foi teto foi ligeiramente subida para melhorar a
aerodinâmica. Os novos ICE3 podem circular a uma velocidade até 320 km/h, mas
consomem menos energia do que o seu antecessor. A velocidade do comboio pode
ser acompanhada pelos passageiros através de painéis de informação nas
carruagens.
A potência dos motores elétricos de cada comboio é de 8.000
kilowatts (o equivalente a 11.000 cv). Os motores de tração foram montados por
baixo do piso e estão distribuídos ao longo do comboio, possibilitando uma
aceleração particularmente rápida. O sistema de frenagem recupera a energia
diretamente para o sistema de fornecimento elétrico. A Siemens entregou os primeiros quatro ICE3 no
final de dezembro, que já se encontram em operação na linha Colónia – Frankfurt
(Main) – Estugarda. Em março serão entregues mais quatro unidades à DB,
seguindo-se as restantes oito unidades de uma encomenda total de 16 em abril. Estas
últimas unidades destinam-se a efetuar serviços transfronteiços com a Bélgica e
a França. Por Carlos Moura
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