quinta-feira, 5 de maio de 2011

Yellow Cab de Nova Iorque vão ser Nissan

Os tradicionais Yellow Cab da cidade de Nova Iorque vão passar a ser Nissan a partir de 2013, para grande desespero da Ford e o fabricante turco Karsan, que também estavam na corrida ao concurso lançado pela TLC (Taxi and Limousine Commission - Comissão de Táxis e Limusinas) de Nova Iorque. A escolha recaiu no modelo NV200 da marca japonesa como táxi exclusivo “Big Apple”. O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa na Câmara Municipal, na qual participou o mayor de Nova Iorque Michael Bloomberg e o Presidente da Nissan Américas, o português Carlos Tavares.

A escolha ocorreu após um rigoroso processo de seleção realizado durante mais de dois anos. O caderno de encargos baseou-se em mais de um século de herança na indústria de táxis para impulsionar o “design” e a criação de um veículo com esta finalidade específica, adaptado para as ruas da cidade.

O táxi Nissan NV200 será produzido na América do Norte, na fábrica da Nissan em Cuernavaca, México. Tratar-se-á de uma versão modificada do veículo comercial compacto atualmente disponível em mercados globais, incluindo a Europa, o Japão e a China. O preço total de venda recomendado (PVR) do veículo, com todas as características de série planeadas, será de cerca de 29.000 dólares americanos.

“O Nissan NV200 é o Táxi do Futuro da cidade e vai o mais seguro, mais confortável e mais funcional que já tivemos”, disse o mayor Bloomberg. “Iniciámos este projeto para melhorar a capacidade das nossas empresas de táxis para comprarem veículos de elevada qualidade, capazes de expandir e melhorar a imagem dos já lendários táxis de Nova Iorque. Os novos táxis serão concebidos especificamente para ir de encontro às necessidades de transporte de 600.000 passageiros por dia no trânsito de Nova Iorque e o veículo vai responder às prioridades identificadas pelo público nos nossos estudos online”.

As principais vantagens do táxi NV200, que respondem às opiniões diretas recolhidas junto dos condutores, proprietários e passageiros, incluem: motor de quatro cilindros de 2.0 litros, concebido para melhorar o desempenho das emissões e a eficiência do combustível da frota de táxis; espaço amplo para quatro passageiros e respetiva bagagem, substancialmente melhorado em relação aos modelos de táxis atuais; buzina com menor impacto sonoro e ligada a luzes exteriores que indicam quando o veículo está a buzinar, contribuindo assim para uma redução da poluição sonora; portas deslizantes com degrau e pegas que proporcionam uma entrada e saídas mais fáceis; painel do tejadilho transparente (com para-sol) que irá proporcionar vistas únicas da cidade; ar condicionado traseiro controlado de forma independente com um filtro de ar especial para melhorar a qualidade do ar do habitáculo; tecido dos bancos atrativo, respirável, anti microbiano, ecológico e fácil de limpar, que simula o aspeto e a sensação da pele; luzes de leitura superiores para os passageiros e iluminação do piso para ajudar a localizar os seus pertences; central de carregamento de telemóveis e aparelhos eletrónicos para os passageiros, que inclui uma tomada elétrica de 12 V e duas tomadas USB; banco do condutor ajustável em seis direções que inclui ajustes lombares e de reclinação, mesmo com uma divisória instalada; sistemas de telemática e navegação para o condutor de série. Por Carlos Moura

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