terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Deutsche Bahn introduziu nova geração do ICE

A Deutsche Bahn (DB) colocou em operação os novos comboios de alta velocidade ICE3, que foram construídos pela Siemens com base na plataforma Velaro. Os novos comboios têm oito carruagens, tal como o seu antecessor, mas oferecem mais lugares sentados: 444, incluindo 111 em primeira classe. Caso seja necessário podem ser acoplados dois comboios, formando uma unidade múltipla dupla, oferecendo uma capacidade total de 888 lugares. Externamente, os novos ICE3 distinguem-se dos ICE2 na parte dianteira que foi redesenhada enquanto a seção traseira foi teto foi ligeiramente subida para melhorar a aerodinâmica. Os novos ICE3 podem circular a uma velocidade até 320 km/h, mas consomem menos energia do que o seu antecessor. A velocidade do comboio pode ser acompanhada pelos passageiros através de painéis de informação nas carruagens.

A potência dos motores elétricos de cada comboio é de 8.000 kilowatts (o equivalente a 11.000 cv). Os motores de tração foram montados por baixo do piso e estão distribuídos ao longo do comboio, possibilitando uma aceleração particularmente rápida. O sistema de frenagem recupera a energia diretamente para o sistema de fornecimento elétrico.  A Siemens entregou os primeiros quatro ICE3 no final de dezembro, que já se encontram em operação na linha Colónia – Frankfurt (Main) – Estugarda. Em março serão entregues mais quatro unidades à DB, seguindo-se as restantes oito unidades de uma encomenda total de 16 em abril. Estas últimas unidades destinam-se a efetuar serviços transfronteiços com a Bélgica e a França. Por Carlos Moura   

Sem comentários:

Enviar um comentário