
A Volkswagen desenvolveu um protótipo de um táxi equipado com motor eléctrico que poderia ser utilizado em todas as áreas metropolitanas do mundo. Denominado "Berlin Taxi" foi concebido para responder às necessidades dos motoristas de táxi e dos seus passageiros. Entre as características inovadoras destaque para a porta lateral deslizante que abre para a frente no lado do passageiro (para facilitar as tomadas e largadas), os ecrãs tácteis, entre outros.

Com um comprimento de apenas 3,73 metros, uma largura de 1,66 metros e uma altura de 1,60 metros, o design deste “concept-taxi” foi inspirado mítico Volkswagen Samba Bus da década de ’50, designadamente a superfície transparente do tecto, bem como as portas na frente e na traseira no lado direito.
O lugar dianteiro do passageiro desapareceu neste táxi, sendo substituído por uma área para transportar bagagem. Um ecrã sensível ao toque junto às costas do banco do motorista fornece ao passageiro a informação sobre o preço da viagem, bem como dados relativos a pontos de interesse ao longo do trajecto e de navegação (vista geral do percurso total, distância a percorrer e hora de chegada).
O Volkswagen Berlin Taxi está equipado com um motor eléctrico que desenvolve uma potência de pico de 85 kW e contínua de 50 kW. A velocidade máxima é de 120 km/h. A energia é fornecida a partir de baterias de iões de lítio localizadas no sub-chassis do veículo. Graças à capacidade das baterias de 45 kW e à tara do veículo de 1.500 quilos, a Volkswagen anuncia uma autonomia até 300 quilómetros. As baterias podem ser recarregadas até 80 por cento da sua capacidade em pouco mais de uma hora. Por Carlos Moura
Sem comentários:
Enviar um comentário