sexta-feira, 19 de junho de 2009

Estocolmo recebe autocarros híbridos a etanol da Scania


A entidade de Transportes Públicos de Estocolmo (SL), o operador Swebus e a Scania iniciaram um projecto experimental que consiste na utilização real de seis autocarros urbanos híbridos movidos a etanol. A experiência vai decorrer nos próximos dois anos e será efectuada nas carreiras mais exigentes e utilizadas da capital sueca. Os ensaios contam igualmente com o apoio da Agência de Energia da Suécia e da Agência de Protecção do Ambiente da Suécia. Nos novos autocarros de piso semi-rebaixado Scania OmniLink, o construtor combina um melhor consumo de combustível graças à utilização de um combustível renovável. A tecnologia híbrida poderá proporcionar uma redução no consumo de aproximadamente 25 por cento. A utilização do etanol neste motor diesel assegura uma redução até 90 por cento nas emissões de dióxido de carbono em comparação com um autocarro diesel tradicional. A Scania optou por uma solução híbrida em série para estes autocarros, uma tecnologia com grandes vantagens na condução urbana de pára e arranca. O que caracteriza uma cadeia cinemática híbrida em série é a ausência de ligação mecânica entre o motor de combustão e o motor de propulsão. A energia eléctrica é gerada pelo motor diesel que foi adaptado para funcionar a etanol. A energia mecânica é convertida em energia eléctrica num gerador. Os seis autocarros dispõem de motor eléctrico que funciona como gerador nas travagens. A energia é armazenada em “supercapacitors” que oferecem uma vida útil superior à das baterias actuais.

Sem comentários:

Enviar um comentário