A edição número 72 da edição impressa da Transportes em Revista aborda, entre outros temas, o lançamento do novo portal da Transportes em Revista, que já está disponível no mesmo endereço www.transportesemrevista.com. Notícias na hora, possibilidade de comentário das mesmas ou envio da própria notícia, pesquisa de assuntos relacionados, filmes e imagens, artigos, inquéritos, são algumas das funcionalidades que o leitor poderá encontrar no novo portal.
A corrida à exploração da futura ligação de Alta Velocidade entre Lisboa e o Porto, a operação do serviço suburbano ferroviário pela Terceira Travessia do Tejo ou o concurso para a operação do Metro do Porto já tem alguns interessados. Um deles é o Grupo Barraqueiro conforme o afirma o presidente do maior operador privado português de transportes de passageiros, Humberto Pedrosa. Outro será, sem dúvida, a francesa Transdev.
Um estudo interessante da Accenture indica que a principal causa de deserção dos clientes é o serviço, não o preço. Talvez um factor a levar em conta pelos operadores de transportes públicos para inverterem a tendência de quebra de passageiros. António Oliveira, da Rodoviária da Beira Interior, explica como são as condições de operação das empresas de transportes públicos de passageiros em cidades de pequena/média dimensão e nas zonas rurais. O facto de aquela empresa prestar um serviço social de transportes que não é compensado, a constante diminuição da procura e o “domínio” do transporte individual são alguns dos problemas que dificultam a operação no interior. Destaque ainda para a questão da múltipla revolução das rodovias em Portugal. O novo programa de concessões rodoviárias lançado e adjudicado pelo actual Governo vai alterar de forma radical, não só o mapa da rede principal de estradas do País, mas também o panorama dos principais operadores nacionais (e internacionais) de auto-estradas em Portugal. Esta edição dá também a conhecer o IniR – Instituto de Infra-Estruturas Rodoviárias, a nova entidade reguladora das estradas no nosso país. O IniR nasceu no âmbito do novo modelo de gestão e financiamento das infra-estruturas rodoviárias, aprovado pelo Governo em 2007. Por Carlos Moura
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