A CP Carga e a Renfe Mercancias desenvolveram um novo serviço ferroviário de mercadorias, denominado Iberian Link que foi apresentado em Lisboa. Embora os responsáveis da CP não o admitam publicamente, trata-se da resposta dos operadores incumbentes ao serviço conjunto introduzido pelos operadores privados Takargo e Comsa. Em termos de operação existe uma diferença. Enquanto os privados fazem ligações directas entre os dois países sem mudar de locomotiva, a CP Carga e a Renfe Mercancias utilizam a sua própria tracção até à fronteira, onde é feita a troca para a locomotiva do parceiro. A CP Carga garante que em termos de operação não é penalizador para o cliente, pois garante um tempo de trânsito de 15 horas entre os principais portos nacionais – Leixões, Lisboa e Sines – e o terminal de mercadorias de Madrid. Para outras cidades espanholas, como Saragoça, Tarragona, Barcelona e Valência, o tempo de trânsito é de 24 horas. O novo serviço Iberian Link oferece uma capacidade de 44 TEU’s por comboio – o equivalente a 22 camiões com peso bruto de 40 toneladas –, abrangendo unidades de transporte intermodal de 20’, 30’, 40’ e 45’, existindo a possibilidade de envio de contentores isolados ou comboios completos. «Quando a procura o justificar, a frequência do serviço pode passar a diária», referiu José Benoliel, administrador da CP Carga. O serviço permite ainda a gestão das entregas no destino e o armazenamento de apoio no Terminal da Bobadela. Na origem serviço oferecido pelos dois operadores compreende a recolha no porto, a entrega no terminal ferroviário, armazenagem, serviço de grua, carga nos vagões e transporte. No destino é garantida a entrega no terminal ferroviário ou no porto, armazenagem, serviço de grua, limpeza e manutenção de contentores. O cliente tem a possibilidade de fazer o seguimento integral da carga através dos sistemas informáticos das duas empresas, TrainOffice e SAICICO. O Iberian Link é o primeiro serviço da parceria entre a CP Carga e a Renfe Mercancias, estando previsto o lançamento de uma oferta multimodal para os fluxos de mercadorias inter-ibéricos, o incremento da ligação para os mercados do norte da Europa, nomeadamente para França e Alemanha – actualmente já existe uma ligação semanal – e uma oferta dirigida ao mercado dos produtos siderúrgicos. Por Carlos Moura
segunda-feira, 23 de março de 2009
Iberian Link é resposta da CP/Renfe à Takargo/Comsa
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18:00
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