segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Bilbau é a primeira cidade da Península Ibérica com autocarros urbanos de dois pisos

Bilbau passou a ser a primeira cidade da Península Ibérica onde circulam autocarros urbanos de dois andares. A empresa concessionária do transporte público daquela cidade, Veolia Transporte, introduziu dois veículos carroçados pela Ayats a partir do modelo “Bravo I R” e assentes em chassis de três eixos. Os autocarros possuem uma carroçaria com 13,5 metros de comprimento, uma altura de 4,20 metros, e três portas de folha dupla. Ambos estão equipados com um motor de 360 cv e tecnologia EGR, compatível com um nível de emissões Euro 5 - EEV. Com vista a assegurar o máximo conforto dos passageiros durante todo o ano, os novos veículos estão dotados de sistemas de ar condicionado e aquecimento em ambos os pisos. O investimento ascendeu a aproximadamente 700 mil euros.

Para adequar os veículos às necessidades dos passageiros garantindo ao mesmo tempo a sua máxima segurança e conforto, especialmente no piso superior, a Veolia Transporte, em coordenação com o Ayuntamiento de Bilbao, exigiu um determinado número de adaptações ao conceito original do veículo, começando pelas suas dimensões. Para poder alcançar os 4,20 metros de altura, tornou-se necessário proceder a uma revisão da regulamentação espanhola sobre esta matéria, que fixava em quatro metros a altura máxima deste tipo de veículos. Uma situação totalmente oposta à portuguesa em que a STCP continua à espera que o IMTT se digne a homologar os dez autocarros de dois andares, MAN Lion’s City DD, que continuam a aguardar nas instalações do construtor alemão em Munique. Enquanto para o regulador espanhola, a diferença de 20 centímetros na altura do veículo relativamente ao máximo até então autorizado não constituiu qualquer obstáculo para a sua homologação, para o seu congénere português os seis centímetros a mais constituem um problema muito elevado.

Os dois novos autocarros dos transportes urbanos de Bilbau – Bilbobus – podem transportar 124 passageiros, dos quais 59 correspondem aos lugares sentados do piso superior, no qual não está autorizado viajar de pé. A capacidade restante (65 lugares) corresponde aos 17 lugares sentados disponíveis no piso inferior, aos quais se acrescenta um número máximo de 46 passageiros viajando de pé e dois espaços para cadeiras de rodas.

A Veolia Transporte gere em Bilbao uma frota de 153 autocarros. Para além destes dois veículos de dois pisos, está prevista a entrada em serviço de 8 novos autocarros durante o ano de 2011 no serviço de transporte urbano da cidade. A Veolia Transporte Espanha é a filial espanhola da Veolia Transport, a divisão do grupo francês Veolia Environnement dedicada à operação de serviços de transporte público rodoviário e ferroviário de passageiros. Actualmente, a Veolia Transporte Espanha tem a seu cargo a operação e gestão do Transporte Urbano de Bilbao (Bilbobus) e do Metro Ligeiro de Barcelona (Trambaix e Trambesòs).

Sem comentários:

Enviar um comentário